11 jogos à frente do Flu – Mesmo sem convencer, Marcão chega a 57% de aproveitamento: 5V, 4E e 2D
Há 11 jogos no comando do Fluminense no Brasileirão, o técnico Marcão vive um caso curioso com a torcida tricolor. Mesmo conseguindo pontuar em jogos importantes, as últimas atuações – atreladas aos tropeços em casa diante do Fortaleza e do Atlético-GO – trazem questionamentos acerca de seu trabalho no tricolor. Ainda assim, o comandante vem somando pontos na tabela do Brasileirão. Chegando aos 10 jogos no comando do time, Marcão tem uma média de 57% de aproveitamento, somando 19 pontos em 33 possíveis. Confira:
Fluminense 1 x 1 Atlético-MG – São Januário – 1pt
Fluminense 2 x 0 Bahia – Maracanã – 3pts
Fluminense 1 x 1 Juventude – Maracanã – 1 pt
Chapecoense 1 x 2 Fluminense – Arena Condá – 3pts
Fluminense 2 x 1 São Paulo – Maracanã – 3pts
Cuiabá 2 x 2 Fluminense – Arena Pantanal – 1 pt
Fluminense 2 x 1 Bragantino – Maracanã – 3pts
Santos x Fluminense – adiado
Fluminense 0 x 2 Fortaleza – Maracanã – 0pts
Fluminense 0 x 0 Atlético-GO – Maracanã – 1pt
Corinthians 1 x 0 Fluminense – Arena Corinthians – 0 pts
Athlético-PR 0 x 1 Fluminense – Arena da Baixada – 3pts
Resumidamente, nesses 11 jogos à frente do time, Marcão conquistou 5 vitórias, 4 empates e foi derrotado apenas em 2 duas oportunidades, chegando a pouco mais de 57% de aproveitamento.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Nesse período, o Flu vem oscilando nas atuações. Tecnicamente, algumas de suas principais peças caíram de rendimento de forma individual – como o caso de Caio Paulista e Yago, que vêm devendo as grandes atuações de outrora – mas o esquema tático é o mais questionado por grande parte da torcida. Muitos consideram que o 4-3-3 armado pelo treinador não é capaz de surpreender mais os adversários e, ainda por cima, não está mais conseguindo agredir os adversários, que marcam os pontas e sufocam a ideia de jogo.
Na vitória diante do Athlético, Marcão, mais uma vez, mostrou que pode mexer no time e na estratégia utilizada. Apesar de ainda ter mantido o esquema com um tripé no meio, deu uma chance para Jhon Árias começar atuando entre os titulares, com Luiz Henrique, John Kennedy e Caio Paulista atuando na linha de três ofensiva. O sistema mostrou potencial mas ao mesmo tempo muitas questões que devem ser observadas pelo treinador ao longo dessa próxima semana que terá pela frente antes do clássico.
Mas, e ainda assim, o aproveitamento de Marcão é superior ao do Fortaleza e até mesmo do Palmeiras, hoje times que figuram no G4:
Já o aproveitamento geral do Fluminense está em 46%. Faltando ainda 12 jogos para encerrar a participação no Campeonato, ou 36 pontos a serem disputados, caso Marcão consiga manter o aproveitamento – o que faria o Flu conquistar 19, 20 pontos – o tricolor chegaria aos 55 ou 56 pontos, o que traria reais chances para o Flu voltar à principal competição do continente. Abaixo, a pontuação daqueles que chegaram em 6° lugar no Brasileirão e se classificaram para a Libertadores:
63 pontos – São Paulo (2019)
59 pontos – Grêmio (2020)
59 pontos – Atlético-MG (2018)
57 pontos – Athletico (2016)
56 pontos – Flamengo (2017)
Lembrando que esse ano poderemos ter até um G9, a depender dos campeões da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana, o que aumentaria as chances dessa pontuação garantir uma vaga na principal competição do ano que vem, até mesmo na fase de grupos.
ST