A VOZ DAS ARQUIBANCADAS: “Tricolores unidos, Fluminense mais forte” – Fernando Antunes (Flu France)

Compartilhe

O ano era 1995. Depois de uma investida fracassada em montar uma nova “Máquina” em 1994, lá vem o Fluminense com mais um ano de investimentos modestos e contratações contestáveis.

Do outro lado, o clube de regatas monta uma verdadeira seleção. Os salários fartos da Gávea contrastavam com as modestas remunerações frequentemente pagas com atraso pelo Fluminense. Eles trouxeram o principal técnico do país na ocasião, notórios jogadores em todas as posições e o melhor de todos à época: Romário.

Junto com essa verdadeira seleção montada pelos desertores da Lagoa, veio a animação da imprensa e da opinião pública. O clima de euforia era gigantesco e nada, absolutamente nada podia ser feito para conter tal excitação rubro-negra nas conversas dos bares e das esquinas. Isso tudo, claro, até o chute de Aílton encontrar a barriga de Renato antes daquele gol. Mas guarde esse momento pra depois.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

De certa forma, podemos perceber que hoje vivenciamos uma situação análoga. Se por um lado não é idêntica por não ele não terem o principal técnico do país e o melhor jogador do mundo eleito pela FIFA, por outro, eles têm uma excelente condição financeira, além da boa e estruturada equipe. E, mais do que isso, mantém o clima de euforia dos bares e das esquinas.

Porém, uma questão ainda mais importante dita a diferença das épocas serem parecidas, porém, diferentes: o comportamento da nossa torcida.

Lembro-me de uma época sem internet na palma da mão, mas com espírito de união e de combate ao mainstream. Na década de 90, enfrentávamos as diferenças óbvias com postura de torcedores que defendem suas cores. Cobrança porta pra dentro, defesa e exaltação porta pra fora. E principalmente, com um comportamento que todo torcedor do Fluminense deve ter: apoio incondicional ao time que entra em campo.

Essa postura, naturalmente, contagiou os atletas daquela época. Apesar das adversidades, nos trouxe resultados importantes considerando a relevância e o peso das conquistas e, claro, o memorável título de campeão no ano do centenário do maior rival, conquistado com uma vitória antológica em cima deles.

Hoje, com whatsapp, twitter e todos esses meios que permitem nossa união, curiosamente, também são esses os meios que nos afastam.

Com a propriedade de quem acompanha o Fluminense diariamente há quase 40 anos, lhes digo: a negatividade em conversas públicas sobre o clube é exagerada. Felizmente, você que tem 28 anos ou menos, não vivenciou os desastrosos anos de chumbo de 96/97/98. E o que percebo acontecendo agora nos debates tricolores, de certa forma, só se assemelha aos momentos que antecederam a época que os bares e esquinas decretaram a falência do Fluminense.

Nessa época louca que estamos vivendo, com pandemia, com mudanças de calendário, queda de receitas, mudanças de janelas de transferências e centenas de outras variáveis, o clube conseguirá, ao que tudo indica, a classificação para a Copa Libertadores da América.

Tal feito, ainda que seja pequeno para nossos objetivos, não acontece desde 2012! Ainda assim, influencers que até se apresentam como torcedores, reafirmam diariamente comportamento crítico negativo, como se tudo fosse um desastre e nada estivesse funcionando.

E o que não falta é gente pra influenciar negativamente. Gente ou profiles, impossível determinar. Existe influencer jornalista, influencer torcedor, influencer político do clube. Tem até influencer falso. Esses fakes, infelizmente, têm até demais.

É um mar de tweets humilhando jogadores e contestando capacidade profissional de técnicos, fios e fios de “análises” sem fundamento, vídeos de opiniões divergentes dos próprios fatos, imagens que zombam nossa própria condição atual momentânea.

Nessa onda de falsas informações, críticas destrutivas e um clima pesado de negatividade, nós, torcedores, não aproveitamos esse momento importante de reconstrução e alegria por figurar entre os principais clubes do país na atualidade, ainda que não seja plena com a conquista de títulos.

Parece redundante destacar, mas tal comportamento não contribui em absolutamente nada. Só faz com que os desafios, que já são grandes em qualquer cenário competitivo, sejam ainda maiores. Além de vencer da porta pra fora, precisamos nos superar da porta pra dentro.

Somos Fluminense. Sem falsa modéstia, somos melhores que isso. Podemos e devemos ter a própria opinião sobre os fatos. E usarmos esse senso crítico a favor da nossa instituição, não contra o seu desenvolvimento.

Manter comportamento positivo é diferente de ser complacente, assim como se comunicar de forma assertiva não representa subserviência. Em outras palavras, é possível ser crítico e torcer para o clube sem ser um bobo alegre que passa o pano para tudo. Tais comportamentos não deveriam mudar em razão da existência de novos meios de comunicação.

Lembra quando falei do Gol de Barriga? Esse momento que hoje você adora retuitar e encaminhar para seu grupo de amigos, nasceu aos 43 minutos do segundo tempo de um Fla x Flu, com 9 jogadores em campo, uma equipe guerreira, sem holofotes e sem salários astronômicos. Mas com a energia e o apoio incondicional do maior patrimônio do nosso clube. Nós.

Pense nisso.

Saudações Tricolores.

Fernando Antunes é torcedor do Fluminense desde outras vidas. Já viu Ricardo Gomes e Thiago Silva, mas também viu Itaberá e Toninho El Bíblico. E torceu por todos eles, e tantos outros, enquanto vestiam a camisa do Fluminense.


Compartilhe

35 thoughts on “A VOZ DAS ARQUIBANCADAS: “Tricolores unidos, Fluminense mais forte” – Fernando Antunes (Flu France)

  • 12/02/2021 em 10:41
    Permalink

    Gente, vamos ser criteriosos, vamos fazer a imprensa séria, olha o estado macro que se encontra nosso clube, funcionários e atletas com salários atrasados há anos, Acordos descumpridos, 700 milhões de dívidas, resultados em campo mentirosos… O que precisa ser aplaudido, vamos aplaudir. O que precisa ser criticado, vamos criticar. Senão essa prática nunca vai ser coibida… Só ver MB antes do Fluminense e depois do Fluminense, não precisa mais nada que se autoexplica.

    Resposta
  • 12/02/2021 em 12:08
    Permalink

    Espalhem esse texto em tudo que é lugar! Nunca um texto me representou tanto. Parabéns ao Fernando!

    Resposta
  • 12/02/2021 em 12:55
    Permalink

    Concordo em gênero, número e grau.
    Comentário preciso.

    Resposta
  • 12/02/2021 em 21:37
    Permalink

    Muito bacana o texto, mas para quem esteve nas arquibancadas do Flu nesta decada, infelizmente nao pode concordar com ele. Vale lembrar que a decada de 90 foi a pior de toda a história do Flu, então na minha opinião o comentario e no minimo infeliz ou vem de alguem que viveu uma realidade paralela. O titulo de 95 foi bem legal, mas eu o trocaria por 3 rebaixamentos consecutivos.
    MB faz uma gestão infinitamente melhor que os antecessores, mas ainda aquem daquela que o Flu precisa.
    Quer apoio? Faça o melhor dentro e fora de campo. Fora eu nao tenho conhecimento para falar, mas dentro de campo eu nao preciso responder. Basta assistir aos jogos.

    Resposta
  • Pingback: gun shop

  • Pingback: บาคาร่า

  • Pingback: find more information

  • 12/08/2023 em 08:53
    Permalink

    Greetings from Los angeles! I’m bored to tears
    at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break.
    I enjoy the information you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m surprised at how fast your blog loaded on my mobile
    .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, awesome site!

    Resposta
  • 07/09/2023 em 16:41
    Permalink

    What’s up to every single one, it’s actually a fastidious for me to pay a quick visit this site,
    it contains important Information.

    Resposta
  • 22/10/2023 em 01:47
    Permalink

    whoah this weblog is fantastic i really like reading your posts.
    Keep up the good work! You realize, lots of
    persons are looking round for this information, you could help them greatly.

    Resposta
  • Pingback: check my reference

  • 07/01/2024 em 16:55
    Permalink

    Asking questions are in fact nice thing if you are not understanding anything
    totally, however this post presents fastidious understanding yet.

    Resposta
  • 12/01/2024 em 09:43
    Permalink

    Admiring the commitment you put into your blog and detailed information you provide.

    It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the
    same old rehashed material. Wonderful read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

    Resposta
  • 22/01/2024 em 08:12
    Permalink

    We stumbled over here by a different website and thought I
    might check things out. I like what I see so now i’m following you.

    Look forward to looking over your web page yet again.

    Resposta
  • 23/01/2024 em 12:03
    Permalink

    We are a group of volunteers and opening a brand new scheme in our community.
    Your website provided us with useful info to work on. You have done a formidable activity and our
    whole group shall be grateful to you.

    Resposta
  • 25/01/2024 em 15:16
    Permalink

    I feel this is one of the so much important info for me.
    And i am satisfied studying your article. However wanna remark
    on some basic issues, The site taste is perfect,
    the articles is in reality nice : D. Good job, cheers

    Resposta
  • 21/02/2024 em 12:54
    Permalink

    Hi there would you mind letting me know which webhost you’re utilizing?
    I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say
    this blog loads a lot faster then most. Can you recommend a good internet hosting provider at a fair price?
    Kudos, I appreciate it!

    Resposta
  • 21/02/2024 em 17:30
    Permalink

    Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it
    is truly informative. I am going to watch out for brussels.
    I’ll appreciate if you continue this in future.
    Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

    Resposta
  • 21/02/2024 em 19:32
    Permalink

    I’ll immediately take hold of your rss feed as I can’t in finding
    your email subscription hyperlink or newsletter service.
    Do you’ve any? Kindly permit me recognize
    so that I could subscribe. Thanks.

    Resposta
  • 06/03/2024 em 08:24
    Permalink

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wished to
    say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

    Resposta
  • 06/03/2024 em 10:24
    Permalink

    Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and
    I will be waiting for your further write ups thanks once again.

    Resposta
  • 06/03/2024 em 16:00
    Permalink

    Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.

    Look advanced to far added agreeable from you!
    By the way, how can we communicate?

    Resposta
  • 06/03/2024 em 21:14
    Permalink

    This piece of writing is actually a nice one it assists new net visitors, who are wishing in favor of blogging.

    Resposta
  • 07/03/2024 em 05:11
    Permalink

    Hey! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?

    Resposta
  • 07/03/2024 em 07:08
    Permalink

    Ahaa, its good discussion about this piece of writing at this place at this webpage, I have read all that,
    so at this time me also commenting at this place.

    Resposta
  • Pingback: ติดเน็ตบ้าน AIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *