Ainda sobre Thiago Silva…

Compartilhe

Que legal uma matéria do Saudações ter essa repercussão. Vamos, então, seguir em frente com o assunto. Em relação às conversas entre Fluminense e Thiago Silva, estamos experimentando a mesma questão envolvendo Fred e o Flu, cuja novela deu início no final do ano passado e demorou seis meses – aproximadamente – para acabar. O clube e o jogador já conversaram sobre essa possível volta mas, ainda assim, as coisas seguem – e ainda seguirão – indefinidas por um tempo.

O que se sabe é que a vontade do jogador retornar ao clube de coração é enorme. Ainda mais porque foi o Flu que não desistiu dele, no seu pior momento, quando contraiu tuberculose e viu sua carreira ameaçada, antes de se tornar o Monstro que é voar alto no meio. Sua família entende essa vontade dele voltar e já teria até topado a voltar a morar no Rio. Mas, quais são as chances do Thiago Silva vir para o Flu?

A diretoria e o jogador já conversaram a respeito e alguns pontos foram falados, principalmente em relação aos ganhos do atleta e de que forma ele viria – com um contrato muito próximo ao que foi feito com o Fred. Ele entende que, para voltar a vestir a camisa tricolor, teria de se adequar ao que o Flu pode arcar. E o sonho é tão distante assim? Falamos anteriormente e repetimos que as chances dele vir são reais e que o interesse existe – o que foi confirmado pela matéria do “O Globo”.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

No momento o zagueiro possui um contrato com o PSG – onde recebe cerca de R$ 4 milhões mensais – até o final deste mês. Após, ele estará livre no mercado, sem clube. O mais curioso dessa situação é que nem o próprio PSG, ou qualquer outro gigante europeu, se aproximou do jogador, mesmo ele já podendo assinar com qualquer clube sem ônus, há pelo menos 5 meses. Pelo menos, a imprensa internacional não noticiou nada. Ou seja, ainda não existem propostas para o jogador nascido em 1984 (completará 36 anos em setembro).

Do ponto de vista do atleta, ele ainda sonha em conquistar uma Champions e disputar mais uma Copa do Mundo – que seria a sua última – e, para tanto, ainda pretende se manter na Europa. Mas em equipes com chances de títulos ou que, pelo menos, disputem grandes jogos. Se ele quiser se manter vivo na cabeça da comissão técnica da seleção brasileira, ele precisa se manter em alto nível, fazendo grandes jogos, contra grandes jogadores. A concorrência na seleção é grande. E, caso não pinte essa possibilidade na Europa…

No Brasil, dificilmente Thiago vestiria outra camisa, senão a tricolor. E poucos clubes por aqui poderiam arcar com salários altos, para pelo menos se aproximar daquilo que ele costuma ganhar na Europa. Ou pelo menos costumava. É improvável que algum clube surja com uma proposta milionária e contrato longo, para o contar com o jogador. Aqui, ele já disse que só defenderia o Flu e a questão salarial não seria problema. Após 10 anos com grandes contratos, Thiago já tem sua situação financeira bastante resolvida. O que pesa é a questão esportiva.

Muitos consideram a pandemia um atraso nas possíveis negociações com o jogador. Pode até ser que sim, que tenha gerado a suspensão de qualquer aproximação ou contato. Mas, ainda assim, ele não ter recebido qualquer proposta – pelo menos que a mídia européia tenha noticiado – no período em que poderia assinar com qualquer outro clube e, mesmo durante a pandemia, um contato para alinhar a um contrato para o retorno, deixa em aberto uma discussão que, para nós e até então, não existia: será que Thiago Silva tem mesmo esse mercado todo na Europa?

Penso que ele não deva ir para o mundo árabe. Lá, seu futebol pode até se destacar, mas poderá sair dos holofotes dos grandes confrontos, e se afastar de vez da seleção. Mesma coisa da China – apesar da comissão técnica observar os jogadores que atuam por lá. Estamos falando de 2 anos até a convocação para a Copa do Mundo 2022. E se não pintar um grande time europeu, a situação muda a favor do Flu. E dependendo da proposta, até a balança pode inclinar mais para cá.

Aqui no Flu ele é ídolo. Ficaria em evidência e, com o elenco que está se formando, podendo até beliscar algum título importante, seja nessa ou na próxima temporada. A questão esportiva, ainda que não se compare aos grandes europeus, que disputam os principais campeonatos, no Brasil ele seria visto por toda a imprensa de perto, em comparação aos times medianos europeus ou aos mercados emergentes – China e Mundo Árabe.

As chances o Thiago voltar e encerrar sua carreira aqui existem e são enormes. Ele já falou e o presidente também. E isso, repito, pode mesmo acontecer antes mesmo do que muita gente imagina!

Encerramos essa coluna da mesma forma que encerramos a outra: agora, é a vez do Monstro!

ST


Compartilhe

4 thoughts on “Ainda sobre Thiago Silva…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *