Associação Brasileira de Imprensa envia carta ao governador pedindo o veto na troca do nome do Estádio Mário Filho

Compartilhe

A Associação Brasileira de Imprensa, a ABI, enviou uma carta ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pedindo que o mesmo vete o projeto de lei que altera o nome do Estádio Mário Filho para Estádio Edson Arantes do Nascimento. O projeto foi aprovado em regime de urgência pelos deputados da Alerj e, agora, está nas mãos do governador sancionar (aprovar) ou vetar (reprovar) o mesmo.

Na carta, assinada por Paulo Jeronimo, presidente da associação, a ABI revela não querer sequer entrar em questões jurídicas – se é permitido ou não prestar tal homenagem à pessoas vivas – mas ressalta que a importância é não se permitir uma nova mutilação do Estádio do Maracanã, com a retirada do nome do Jornalista Mário Filho.

Mário Neto, neto do jornalista que dá nome ao estádio, e jornalista fundador do Saudações Tricolores – entre inúmeros feitos na sua carreira – não só aprovou a carta encaminhada, como mostrou muita indignação pela forma que se deu. Para ele, além da questão histórica e de respeito à memória do avô, o estado do Rio de Janeiro vive uma situação gravíssima e os deputados deviam se preocupar em resolver assuntos mais sérios:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

– No momento que soube dessa aprovação, a ABI se colocou prontamente ao meu lado, o que agradeço.  E quanto essa medida esdruxula que tomaram, só posso dizer que  ninguém na assembleia conhece o Mário Filho, e nem tampouco o que ele fez pelo esporte brasileiro. Não só pelo futebol, mas de uma forma em geral. Não sabem absolutamente nada sobre ele. Para se ter uma ideia, ele foi o idealizador dos desfiles das escolas de samba, inclusive promovendo o primeiro desfile, que ocorria Cidade Nova.  Mais um passo para rasgar a história do Maracanã, que já começou ser  jogada abaixo após essa reforma absurda, com tantas denúncias de corrupção envolvidas. Estou abismado com tanto descaso com a história do Maracanã que se confunde com a própria historia do Brasil.

“Estou impressionado com isso, não só pelo fator histórico. Não posso compreender como, em um momento de pandemia, hospitais lotados, com todos os problemas sérios que nosso estado vive, eles aprovam, em caráter de URGÊNCIA, uma medida que altera o nome que está no estádio há 50 anos lá. Isso vai ajudar a salvar vidas? Isso melhora a vida das pessoas? A qualidade do transporte público? Qual a intenção em se fazer isso em caráter de URGÊNCIA? Só posso lamentar a atitude dessas pessoas que estão lá, hoje, na assembleia legislativa do nosso estado”. 

Abaixo, a carta enviada na íntegra:

Rio de Janeiro, 11 de março de 2021.

Ao
Exmo. Sr. Cláudio Castro
Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro

Senhor Governador,

Com espanto, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) tomou conhecimento da aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, de um projeto de lei modificando o nome do Estádio do Maracanã, de Jornalista Mário Filho para Édson Arantes do Nascimento – Rei Pelé.

Ao mesmo tempo em que a ABI reconhece o mérito de todas as homenagens ao genial Pelé, que encantou o mundo inteiro com a sua arte, é preciso relembrar o importante papel desempenhado pelo jornalista Mário Filho, que recebeu o apelido de “criador das multidões”, para viabilizar a construção e criar todo o simbolismo que, há muitos anos, envolve este Estádio, inclusive internacionalmente.

Ao pedir a V.Exª. o veto a este projeto de lei, não nos move um mero espírito corporativo, embora tenhamos que reconhecer a importância indiscutível de Mário Filho para o jornalismo esportivo, no Brasil, bem como sua relevante atuação como escritor com obra precursora do debate atual, com o “O Negro no Futebol Brasileiro”, além de “Histórias do Flamengo” e “Viagem em torno de Pelé”, uma homenagem ao Rei do Futebol, ainda em 1964.

Para a ABI, independente de questionamento jurídico quanto à legalidade de homenagear pessoas vivas, o que importa, neste momento, é não permitir mais uma mutilação no Estádio do Maracanã, com a retirada do nome do Jornalista Mário Filho.

Certos do atendimento de V.Exª. a este pedido de veto ao projeto de lei,

Paulo Jeronimo
Presidente da ABI


Compartilhe

28 thoughts on “Associação Brasileira de Imprensa envia carta ao governador pedindo o veto na troca do nome do Estádio Mário Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *