BOTAFOGO X FLUMINENSE – Informações, curiosidades e fatos sobre o duelo

Compartilhe

Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo (06/10), às 16h, no Nilton Santos, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. E os times chegam em momentos distintos para a partida. Enquanto o Flu dá sinais de que está saindo de uma profunda crise, o time do lado de lá parece estar na mesma via, mas em sentido contrário, se caminhando para o centro do furacão. O elenco do Flu já está mais cascudo na convivência com a pressão e se uniu em torno do novo comandante, Marcão, e vem de uma grande vitória contra o Grêmio. O Botafogo, além de 3 derrotas seguidas, e zero de aproveitamento nos jogos do returno, chega com a diretoria pressionada (torcedores foram à sede protestar) e o elenco acuado pelos torcedores que invadiram o treino. Soma-se a isso quase 3 meses de salários atrasados e um técnico sem muita moral com a torcida que se encontra a dimensão do clima por lá.

Esse duelo entre Fluminense e Botafogo é conhecido como Clássico Vovô por sua longa história. É o clássico
mais antigo do Brasil, com o primeiro confronto entre as equipes tendo acontecido em 1905. De lá para cá, o Flu construiu uma boa vantagem em número de vitórias.  Em 114 anos, as equipes se enfrentaram 364 vezes, com 134 vitórias do Tricolor, 108 empates e 122 derrotas. O Flu marcou 565 gols e levou 517.

E o palco de hoje, o estádio Nilton Santos, é mais conhecido pela torcida tricolor como salão de festas. Isso porque o estádio traz grandes recordações ao Fluminense. Foi ali que o Tricolor conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010, levantou a taça do mesmo título em 2012 e se sagrou campeão do Campeonato Carioca de 2012. E desde a sua inauguração, em 2007, o Fluminense já fez 106 jogos no Nilton Santos. O retrospecto é positivo com 48 vitórias, 32 empates e 26 derrotas. O Tricolor marcou 167 gols e sofreu 115.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

As grandes novidades do Flu estarão no banco de reservas, ou na comissão técnica. Após comandar o Fluminense interinamente na vitória contra o Grêmio, Marcão foi efetivado e comanda a equipe definitivamente. Aílton segue como seu auxiliar. As chegadas de Gabriel de Oliveira e Daniel Cerqueira, analista de desempenho e auxiliar técnico respectivamente, trazem mais robustez para Marcão desenvolver todo o seu trabalho.

O Fluminense não tem nenhum jogador suspenso para esta partida, mas chega com 4 jogadores pendurados: o volante Yuri e o atacante Guilherme, que ficam como opção no banco, e  os meias Daniel e Paulo
Henrique Ganso, titulares do esquema do Marcão. Será preciso muito cuidado com esses ai, pois o Flu já vai desfalcado contra o Cruzeiro, com Allan e Caio Henrique servindo à seleção.

No estaleiro tricolor estão o zagueiro Matheus Ferraz, que passou por cirurgia no joelho direito e não atua mais neste ano; lateral esquerdo Mascarenhas, que passou por nova cirurgia no joelho esquerdo, em São Paulo, com um médico
particular, e dificilmente volta na temporada; e por fim o atacante Pablo Dyego, que segue se recuperando de uma lesão na coxa direita e já está no processo de transição, devendo ficar à disposição já para o próximo jogo.

Com 15 gols marcados, Yony González é o artilheiro do Fluminense na temporada. João Pedro, com dez, vem logo atrás. No Campeonato Brasileiro, cada um marcou quatro vezes. Com as duas assistências no duelo com o Grêmio, o
atacante Yony González ultrapassou Daniel e assumiu o posto de maior garçom da equipe no ano, com nove
passes para gol na temporada. Outro marco será conquistado por Gilberto, que hoje completará 70 jogos com a camisa tricolor, caso vá a campo – o que deve ocorrer, pois veio a semana treinando entre os titulares.

NA TEMPORADA
53 Jogos
21 Vitórias
14 Empates
18 Derrotas
77 Gols pró
58 Gols contra
Aproveitamento: 48,4%

ARTILHEIROS
Luciano e Yony González (15); João Pedro (10); Everaldo, Pedro e Ganso (5); Matheus Ferraz (3); Gilberto, Marcos Paulo, Nene e Caio Henrique (2) Ibañez, Ezequiel, Bruno Silva, Marlon, Digão, Dodi, Nino, e Pablo Dyego (1);
Márcio Costa/Boavista, Natanael/Internacional e Lucas Veríssimo/Santos (contra)

ASSISTÊNCIAS
Yony González (9); Daniel (8); Everaldo (6); Luciano (4); Marcos Paulo, Caio Henrique e Allan (3); Mascarenhas, Matheus Ferraz, Gilberto, Igor Julião, João Pedro e Nene (2); Bruno Silva, Digão, Ganso, Marcos Calazans, Nino e Pedro (1)

CARTÕES AMARELOS
Luciano (13); Nino (11); Bruno Silva e Airton (10); Allan (9); Ganso (8); Everaldo (7); Matheus Ferraz, Daniel, Caio Henrique, Igor Julião e Yuri (5); Digão (4); Yony e Wellington Nem (3) Marcos Calazans, Fernando Diniz, Guilherme, Frazan e Gilberto (2); Rodolfo, Ezequiel, Léo Santos, Marlon, Dodi, João Pedro, Mascarenhas, Ewandro, Marcos Paulo, Nene, Pablo Dyego, Caio, Muriel e Oswaldo de Oliveira (1)

CARTÕES VERMELHOS
Airton, Digão e Frazan (2); Luciano, Everaldo, Pablo Dyego, Ganso, Agenor, Fernando Diniz, Allan e Nene (1)

NO BRASILEIRÃO:

22 Jogos
6 Vitórias
4 Empates
12 Derrotas
24 Gols pró
34 Gols contra
Posição: 16º
Aproveitamento: 33%

ARTILHEIROS
Pedro (5); Yony González e João Pedro (4); Luciano, Ganso, Nene e Caio Henrique (2); Matheus Ferraz e Nino (1); Natanael/Internacional e Lucas Veríssimo/Santos (contra)

ASSISTÊNCIAS
Marcos Paulo e Yony González (2); Everaldo, Luciano, Daniel, Nino, Gilberto, Caio Henrique, João Pedro, Nene e Allan (1)

CARTÕES AMARELOS
Allan (7); Nino (6); Yuri e Ganso (5); Luciano, Airton e Wellington Nem (3); Fernando Diniz, Guilherme e Daniel (2); Everaldo, Matheus Ferraz, João Pedro, Frazan, Igor Julião, Mascarenhas, Ewandro, Bruno Silva, Digão, Caio, Yony, Muriel, Gilberto e Oswaldo de Oliveira (1)

CARTÕES VERMELHOS
Digão e Frazan (2); Agenor, Fernando Diniz, Airton, Allan e Nene (1)

ST

Fonte: Fluminense


Compartilhe

7 thoughts on “BOTAFOGO X FLUMINENSE – Informações, curiosidades e fatos sobre o duelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *