Brasileirão – números do Flu no segundo turno são semelhantes aos do primeiro, no mesmo período

Compartilhe

A derrota do Fluminense diante do São Paulo marcou a terceira partida sem vitória sob o comando de Marcão, que assumiu a equipe há três rodadas. São duas derrotas, um empate, três gols marcados, cinco sofridos, uma identidade ainda não encontrada e um sonho de Libertadores cada vez mais distante.

No entanto, em caráter comparativo com o próprio Fluminense do primeiro turno, no mesmo período, o desempenho – em números – não são tão díspares. Nas dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Tricolor conquistou 14 pontos dos 30 possíveis, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Enquanto isso, no segundo turno, após oito partidas, o Fluminense soma oito pontos conquistados em 24 disputados.

Contra o São Paulo, Fred chegou ao seu 150º gol em Campeonatos Brasileiros (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Portanto, apesar de não ser tarefa simples, ainda é possível igualar a quantidade de pontos conquistados nas dez primeiras rodadas do campeonato. Para isso o Fluminense precisa vencer Flamengo e Corinthians, próximos adversários, respectivamente. Em caso de vitória, o Flu chegará aos mesmos 14 pontos conquistados no mesmo período no primeiro turno. Veja abaixo um comparativo entre os resultados:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Primeiro turno (dez primeiras rodadas)

  1. Grêmio 1 x 0 Fluminense
  2. Fluminense 1 x 1 Palmeiras
  3. Fluminense 2 x 1 Internacional
  4. Red Bull Bragantino 2 x 1 Fluminense
  5. Athletico-PR 0 x 1 Fluminense
  6. Fluminense 2 x 1 Vasco
  7. Fluminense 1 x 1 Atlético-GO
  8. São Paulo 3 x 1 Fluminense
  9. Fluminense 1 x 2 Flamengo
  10. Fluminense 2 x 1 Corinthians

Segundo turno (dez primeiras rodadas)

  1. Fluminense 0 x 1 Grêmio
  2. Palmeiras 2 x 0 Fluminense
  3. Internacional 1 x 2 Fluminense
  4. Fluminense 0 x 0 Red Bull Bragantino
  5. Fluminense 3 x 1 Athletico-PR
  6. Vasco 1 x 1 Fluminense
  7. Atlético-GO 2 x 1 Fluminense
  8. Fluminense 1 x 2 São Paulo
  9. Flamengo x Fluminense
  10. Corinthians x Fluminense

Observados estritamente os números, percebe-se que a queda de rendimento não é tão brusca quanto aparenta. Isso porque até o momento, a única equipe que o Fluminense venceu no primeiro turno, mas não repetiu no segundo até agora, foi o Vasco. O restante variou entre empates e derrotas.

Contra o Vasco no primeiro turno, Fred marcou seu primeiro gol em seu retorno ao Flu (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Além disso, é importante destacar que cinco dos dez adversários do Flu neste período estão à sua frente na tabela de classificação. Grêmio, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Flamengo compõem, ao lado do Atlético-MG, o atual G-6 do Campeonato Brasileiro. Em outras palavras, o Fluminense já enfrentou boa parte dos principais concorrentes diretos por uma vaga na zona de classificação para a próxima Libertadores.

O que mudou?

Alguns fatores foram fundamentais para a mudança de postura e, consequentemente, para a queda de desempenho do Fluminense diante dos mesmos adversários. A começar pela mudança na espinha dorsal da equipe nos dois períodos. No primeiro turno, nas primeiras dez rodadas, a base titular do Flu era formada por Muriel, Calegari, Nino, Luccas Claro, Egídio; Dodi, Yuri, Michel Araújo, Nenê e Evanílson. Já no segundo turno, é formada por Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro, Danilo Barcelos, Yuri, Hudson, Michel Araújo, Nenê, Wellington Silva e Marcos Paulo.

As saídas de Dodi e Evanílson tiveram impacto direto no desempenho do Fluminense. O primeiro era o motor e principal nome do meio campo do Fluminense. Responsável pela transição rápida entre defesa e ataque, Dodi deixou em aberto uma função tática que ainda não foi preenchida com a mesma qualidade. Quem melhor a desempenhou até o momento foi o jovem Martinelli, mas a lesão do jogador dois jogos após estrear frustrou os planos do Flu.

Já o segundo, vinha sendo a principal referência do ataque tricolor na temporada e, desde a sua saída, o Fluminense, tanto com Odair quanto com Marcão, ainda não encontrou alguém que consiga cumprir o mesmo papel. Exemplo disso é o fato de que Evanílson, ainda hoje, tem apenas um gol a menos que Fred, Marcos Paulo e Wellington Silva no Brasileirão, todos estes com três.

Foto: Lucas Merçon/FFC

Por último, e provavelmente a de maior impacto, foi a saída de Odair Hellmann do comando do Tricolor. O então técnico do time de Aspirantes, Marcão assumiu a equipe principal no meio da temporada, sem tempo para implementar suas próprias ideias, mas já com realidade e expectativa criadas por outro treinador.

No dia 06 de janeiro, Marcão terá um Fla-Flu pela frente para tentar não só conquistar sua primeira vitória e recolocar o Fluminense na briga por uma vaga na Libertadores de 2021, mas também para corroborar a escolha da diretoria ao colocá-lo como treinador da equipe principal.


Compartilhe

8 thoughts on “Brasileirão – números do Flu no segundo turno são semelhantes aos do primeiro, no mesmo período

  • 04/04/2023 em 21:13
    Permalink

    832937 843298i was just browsing along and came upon your blog. just wantd to say wonderful internet site and this post truly helped me. 984090

    Resposta
  • Pingback: 4-aco-dmt erfahrungsbericht,

  • Pingback: zweefparasol 300x300 met voet

  • 29/07/2023 em 08:50
    Permalink

    Everyone loves what you guys are up too. This kind of clever work and coverage! Keep up the excellent works guys I’ve added you guys to my blogroll.

    Resposta
  • 03/08/2023 em 12:15
    Permalink

    Have you ever considered creating an ebook or guest authoring on other sites? I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my viewers would appreciate your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e mail.

    Resposta
  • 16/08/2023 em 20:22
    Permalink

    Hey very cool website!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your web site and take the feeds also…I am happy to find numerous useful information here in the post, we need work out more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *