Coluna do Barba – Como realmente funciona o VAR

Compartilhe

Como realmente funciona o VAR?

Fala Torcida Tricolor, venho mais uma vez falar com vocês, só lembrando que minha coluna não é uma matéria jornalística e sim uma opinião de um torcedor apaixonado pelo Fluminense.
Lembrando disso que já me cobraram como se fosse uma matéria, e não é, é minha humilde e sincera opinião. Falo o que eu penso e desejo ao meu Tricolor. Depois de mais uma vez o VAR, na minha opinião prejudicar o Flu, e durante o jogo eu decidi escrever sobre isso.
Pensando nisso, eu tenho visto várias vezes o Fluminense ser prejudicado pelo VAR, e o pior, até hoje eu já vi dezenas de explicações possíveis e cada hora é um explicação diferente de como ele realmente é utilizado, qual são os verdadeiros parâmetros a serem usados. No lace do primeiro gol do Atlético que foi invalidade pelo VAR ele derem a explicação como sendo a última parte do corpo dos jogadores que para esse parâmetro consideraram o joelho do Gilberto do Flu, sim mas o lance foi bem fácil de ver o impedimento a olho nu. Já no segundo do gol do Flu que invalidaram eles informaram que era pelo tronco do jogador que projetava, mas o tronco do João Pedro está projetando para sair da área e do zagueiro para dentro do gol, eu fico com uma ENORME dúvida, se usaram o joelho do Gilberto para definir que estava impedido, então porque não usaram o cotovelo do zagueiro atleticano, pois como podemos ver na imagem ele usaram o ombro do lado de dentro do campo, mas não é a última parte do corpo em direção a linha de fundo?????
Lembrando que imagem pode ser manipulada e principalmente uma imagem parada, se você me der um computador com o Photoshop eu faço isso rápido, não preciso de muito, e mesmo podendo ser manipulada a imagem que eles colocaram para explicar não explica nada, porque então eles não colocaram o outro ombro do defensor que estava mais próximo a linha de fundo ou o joelho? Porque eles não podem ser corretos com o Flu seguidas vezes, voltaremos a programação normal em que o certo é prejudicar o Flu. A CBF informou que o VAR teria os melhores equipamentos, vários ângulos da mesma imagem como na Europa, eu não vi isso, a câmera do VAR não estava na mesma linha dos últimos jogadores do lance, que pra mim deveria estar no mínimo de frente pra linha da pequena área, quanto mais as outras três faladas por eles.
Toda hora eu vejo na TV os comentaristas que foram sofríveis apitadores dando várias explicações, poucas vezes ele vão contra o VAR, só vão contra o mesmo, quando ele prejudica, mesmo que corretamente o time da massa de manobra criado pela aquela emissora, ou contra o time da CBF lá de SP, sabemos que a sede fica no Rio, mas quem manda na CBF é de lá.
Cada jogo temos uma informação e explicação diferente, cada jogo dependendo do time que está jogando eles mudam o jeito do sistema funcionar. Cada jogo tem um erro diferente, vejamos o caso do jogador que tomou o amarelo no jogo passado, todo mundo do estádio viu, ele deveria ter ficado suspenso, mas por um acaso da natureza o apitador esqueceu, isso mesmo ele ESQUECEU de lançar na súmula e com isso o melhor jogador do Atlético jogou contra nós, e mais ainda ele passou quase o jogo todo se recusando a dar cartões para os jogadores que fizeram várias faltas seguidas do Atlético. Já repararam que jogador, técnico, dirigente e até torcedor é denunciado e punido no STJD e os super poderosos dos apitadores podem fazer a besteira que quiserem que nunca são punidos? As vezes alguém da federação fala que eles serão punidos não apitam na rodada seguinte, mas voltam na seguinte como se nada tivesse acontecido. E hoje no flaXFLU o apitador será o Anderson “odeia o FLU” Daronco, não sei como nenhum dirigente do Fluminense entrou com uma representação séria contra este cara, e ainda vamos jogar contra o time da emissora. Teve uma seguidora do Twitter que postou o seguinte pensamento e eu compartilhei: “Se o Fluminense consegue ser roubado contra o Atlético paranaense não quero nem imaginar domingo.” @AnnaClaudia_ffc.
Então o que eu quero dizer como torcedor é, se os responsáveis do VAR não vem a público lançar a cartilha de como realmente funciona o mesmo e qual são os parâmetros que serão usados de verdade e não cada jogo eles mudando ao seu melhor entendimento. E se os apitadores podem fazer a cagada que quiser e em nenhum momento eles serão realmente punidos, várias vezes vemos esses caras acabarem com o trabalho inteiro por má vontade, má conduta ou imperícia, o que eu acho que são os menores casos.
Estou muito puto, muito mesmo. Barba, você acha que o VAR é o culpado da derrota contra o Atlético? Eu acho que é um deles, pois se fizéssemos 2×0 neles logo no primeiro tempo seria igual ao Bahia, mas depois as mudanças do Marcão não renderam nada do esperado. Um opinião minha, o menino JP tem que pegar um banco pra vir com mais vontade, do jeito como quem estava correndo atrás de um prato de comida, agora ele anda em campo, não tem mais aquela vontade. Caio Henrique agora é lateral, não adianta colocar ele no meio que ele volta pra lá e perdemos alguém no meio. Ganso cansa no segundo demais, se é pra tirar um “velho” tira ele e deixa o Nenê e o Yone não é mais o mesmo há muito tempo, desde que começou essa história de renovação que não vai sair. Não entendo como esses caras não são profissionais de não jogar do mesmo jeito independente se vão renovar o não.
Enquanto não tivemos algumas repostas sobre como realmente funciona a arbitragem, VAR e os parâmetros a serem usados ficará difícil até reclamarmos, pois eu até hora estou querendo ver o impedimento no gol do JP, já olhei de cima para baixo, de baixo pra cima e até de cabeça para baixo, mas eu realmente não consegui achar e enquanto isso nós vamos perdendo pontos preciosos e lembrando que ainda somos o clube em que o VAR o mais prejudicou neste campeonato e a última pergunta, QUEM PODERÁ NOS DEFENDER? Infelizmente o Chapolin se foi e então sobrou????
Um grande abraço do amigo Barba FLU e Saudações Tricolores!
PS.: Coluna feita depois do jogo, puto da vida, ouvindo o maravilhoso disco Don’t Explain de Beth Hart e Joe Bonamassa.

Compartilhe

6 thoughts on “Coluna do Barba – Como realmente funciona o VAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *