Como foi o Sub-20 do Fluminense em 2022? – Confira números, dados e conquistas da categoria nessa temporada
No dia 3 de janeiro, o Fluminense Sub-20 estreará na Copa São Paulo de Futebol Júnior contra o Porto Vitória. A equipe da categoria está em preparação para o torneio, sabendo também que a lista dos jogadores relacionados para a competição já foi divulgada. Sabendo disso, a pergunta fica: o que esperar dos Moleques de Xerém nessa Copinha? Traremos alguns dados e números sobre o desempenho da equipe Sub-20 em 2022 para nortear a resposta dessa pergunta.

O Sub-20 fez 41 jogos em 2022. Nessas ocasiões, O Flu venceu 24 partidas, empatou 7 e perdeu 10. A equipe jogou cinco competições no ano: A Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Torneio Otávio Pinto Guimarães, o Carioca Sub-20, Copa do Brasil Sub-20 e o Campeonato Brasileiro Sub-20.
Copinha 2022

O primeiro torneio que a equipe jogou no ano foi a Copinha. O elenco contava com jogadores de nome, como Matheus Martins, recém vendido para a Udinese da Itália, e John Kennedy, que marcou dois gols em um Fla-Flu pela equipe profissional em 2021.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
A equipe das Laranjeiras caiu no grupo 19, junto da Jacuipense-BA, Fast Clube-AM e Matonense-SP. Os Moleques de Xerém avançaram em primeiro lugar, com três vitórias: 1 a 0 contra a equipe baiana, 3 a 0 contra a equipe amazonense e 3 a 2 contra a equipe da casa.
Após avançar no grupo 19, o Fluminense enfrentou o Francana na segunda fase. O tricolor venceu por 3 a 1, com dois gols de John Kennedy e um de Matheus Martins. Na terceira fase, enfrentou a Ponte Preta. Sem dificuldades, os Moleques de Xerém venceu a Macaca por 3 a 0, novamente com gols de John Kennedy, Matheus Martins, e também com um tento de Luan Brito.
A jornada do Flu na Copinha terminou nas oitavas de final. O tricolor enfrentou o Santos e perdeu por 2 a 1. Lucas Barbosa, que jogou pelo Peixe no Campeonato Brasileiro desse ano, marcou os dois gols da equipe no confronto. John Kennedy marcou o único do clube carioca. JK foi o artilheiro do Fluminense na Copa São Paulo, com 5 gols marcados.
Campeonato Carioca Sub-20

Outra competição que o Sub-20 do Fluminense jogou em 2022 foi o Campeonato Carioca Sub-20. Esse torneio foi a única do ano que os Moleques de Xerém foram campeões. O elenco contou com nomes como o centroavante John Kennedy, a promessa de 17 anos Arthur Wenderroscky e o volante Aleksander, que fez sua estreia no profissional nas últimas rodadas do Brasileirão desse ano e impressionou Fernando Diniz.
Na primeira fase do estadual, o Flu terminou na segunda colocação, com 24 pontos em 11 jogos. Nessas ocasiões, os Moleques de Xerém tiveram 7 vitórias, 3 empates e sofreu apenas uma derrota. Essa, no caso, foi contra o Volta Redonda, e perdeu para a equipe por 2 a 1. O líder foi o Vasco, que terminou invicto com 7 vitórias e 4 e empates.
Nas quartas de final, o Fluminense enfrentou o Nova Iguaçu. Na ida, o tricolor perdeu por 2 a 1, mas com uma goleada de 5 a 0 a seu favor no jogo de volta, o tricolor avançou para a próxima fase. Nas semis, enfrentou o Madureira. Na partida de ida, novamente o clube das Laranjeiras tropeçou, dessa vez com um empate no placar de 1×1. No segundo confronto, também seguindo o mesmo roteiro, o Fluminense venceu pelo placar de 2 a 0.
Na grande final, o Fluminense enfrentou o líder da primeira fase: o Vasco. Invicto na competição, o cruzmaltino venceu o tricolor na partida de ida pelo placar de 2 a 1. Porém, novamente em uma partida de volta, o Fluminense foi superior ao adversário, dessa vez acabando com sua invencibilidade. E foi com um placar elástico: 3 a 0 para o tricolor. Luan Brito, Diego e Mateus Alves marcaram os tentos do segundo jogo da final. Com isso, o Flu se sagrou campeão do Campeonato Carioca Sub-20.
O artilheiro do Fluminense na competição foi Luan Brito, que marcou 5 gols para o tricolor no estadual.
Campeonato Brasileiro Sub-20

O Brasileirão da categoria foi outro torneio que o Fluminense Sub-20 jogou nessa temporada. Nessa competição, entretanto, o tricolor desempenhou muito abaixo do esperado. Em 9 partidas disputadas pelo torneio nacional, o Fluminense venceu apenas 2, empatou 3 e perdeu 4.
O clube das Laranjeiras terminou em 8º na 1ª fase, apenas na frente do Atlético-GO e a Chapecoense. Miguel Souza foi o artilheiro do tricolor no campeonato, com dois gols no campeonato.
Copa do Brasil Sub-20

O Fluminense Sub-20 também jogou a Copa do Brasil da categoria. Entretanto, jogou apenas três partidas pela competição nacional. Na primeira fase do torneio, o tricolor enfrentou o Mixto, do Mato Grosso. Nesse duelo, de confronto único, o clube das Laranjeiras venceu pelo placar de 2 a 0. O zagueiro Caio Leão e o atacante Luan Brito fizeram os gols da partida.
Nas oitavas de final da competição, o Fluminense enfrentou o Cruzeiro. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, o tricolor venceu pelo placar de 4 a 2. John Kennedy, João Neto e Isaac, duas vezes, marcaram os gols do Flu na partida. Entretanto, no jogo de volta, a equipe de Minas Gerais venceu por 2 a 0. Com o empate no placar agregado, o jogo foi para as penalidades máximas. Com um 3 a 1 para o Cruzeiro nos pênaltis, a “Raposa” passou de fase e o tricolor das Laranjeiras foi eliminado do torneio.
Isaac foi o artilheiro do Fluminense na competição, com os dois gols marcados contra o Cruzeiro no jogo de ida das oitavas de final.
Torneio Otávio Pinto Guimarães

O Torneio Otávio Pinto Guimarães, a antiga Copa Rio Sub-20, foi outro campeonato que os Moleques de Xerém jogaram em 2022.
O Flu começou seu trajeto no torneio contra a Cabofriense. Com duas vitórias, uma por 4 a 0, e outra por 2 a 0, o tricolor avançou para as quartas de final do campeonato estadual. Nessa fase, o Fluminense enfrentou o Boavista. Novamente com duas vitórias, ambas por 4 a 0, o clube das Laranjeiras atropelou a equipe de Saquarema e passou rumo às semifinais.
Nas semis, o tricolor encontrou o seu rival, Botafogo. No jogo de ida, na casa do Fluminense, a equipe que saiu com a vantagem foi o alvinegro, pelo placar de 2 a 0. Na partida de volta, dessa vez com o mando do time de General Severiano, o Fluminense que triunfou, por 2 a 1. Freitas e Gustavo Lobo marcaram os gols do Flu. Entretanto, mesmo com a vitória, o tricolor foi eliminado, devido ao placar agregado desfavorável de 3 a 2 para o Botafogo.
O artilheiro da equipe na competição foi novamente John Kennedy, com três tentos marcados.
Números da temporada:
- Artilheiro da Temporada: Luan Brito (12 gols)
- Mais partidas disputadas: Felipe Andrade (40 jogos)
- Títulos: Campeonato Carioca Sub-20
- Maior goleada: Fluminense 5 x 0 Nova Iguaçu (Quartas de Final / Carioca Sub-20)
ST