É tempo de sorrir, sorria!

Compartilhe

Salve galera tricolor,

Foi com muita alegria que recebi o convite aqui, da turma do Saudações, para fazer parte de um projeto tão bacana e inspirador: tricolores levando informação aos tricolores. Na realidade me senti envaidecido.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Projeto que vi nascer pelas mãos do Pedrão, ser elaborado e concebido pelo queridíssimo Mário Neto, de tantos anos de jornalismo esportivo e tantas histórias para contar, e ser enriquecido pelo Wellington Pimentel. Todos tricolores natos que, assim como eu, defendem ao seu último suspiro, nossa instituição centenária.

Nesse espaço que me foi concedido, pretendo abordar temas do dia a dia do nosso Flu, que não somente os jogos do nosso time, mas assuntos relacionados em geral.

E começo abordando um tema interessante, mas que não vejo a grande mídia falar: média de público no Maracanã é menosprezada. Sim, nossa média de público é menosprezada e achincalhada pela mídia: 15.915 torcedores por jogo, segundo o site Globo Esporte.

Se eu acho que está legal? Claro que não, mas daí a achar que está ruim… O fato é que o Maracanã é gigantesco, então a impressão que dá é que não tem um público legal. Mas vejamos alguns dados: você sabe quantas pessoas cabem na Vila Belmiro, por exemplo? Hoje 16.000. Isso mesmo: 16 mil pessoas… ou seja, se o Flu jogasse lá, iria ser casa cheia todo jogo.

Alias, o que também nos chama a atenção, e da mídia de uma forma geral, é que o Flu na maioria dos casos tem prejuízo ao jogar lá no Maraca. Isso porque é preciso, além de pagar as taxas normais de um jogo, pagar uma empresa terceira. E ai, meus amigos, são dois querendo lucro – A concessionária e o próprio Flu. Mas isso é tema para uma próxima oportunidade.

Sigamos, pois, com o raciocínio da lotação dos estádios. Dos estádios mais utilizados na série A, o Maracanã, de longe, é o de maior capacidade: 78.838 pessoas. Para termos uma ideia, o Independência, onde o Atlético-MG manda seus jogos cabem 23mil torcedores. Outro exemplo em que se o Flu jogasse…

Outro ponto é que o estádio cheio gera um clima de festa, em que os torcedores se animam mais em ir, e com isso o time ganha força, e ai os torcedores se animam mais ainda e… fica aquele círculo vicioso…

Outros estádios, com capacidades maiores, também teriam efeito diferente. Por exemplo: 16 mil torcedores representam hoje cerca de 20% da capacidade total do Maraca. Se colocarmos esses números em estádios utilizados por outras equipes, teríamos (aproximadamente): 40% da arena Palmeiras; 50% do Barradão, Arena das Dunas e da Ilha do Retiro e por ai afora.

Deixar a mídia dizer que nossa torcida não comparece, é sacanagem de marca maior!!!

E se quiser saber, sou tricolor! Aonde o Flu jogar, é para lá que eu vou!!!

Por isso, tricolor, não é a nossa torcida que anda desanimada e sim a mídia que sempre joga nosso Flu para baixo. Mas não mais!!! Hoje temos esse canal que nasce com a armadura dos guerreiros tricolores e surge, num meio marrom, com todo fôlego e avidez para defender o querido pavilhão, das três cores que traduzem tradição!

Avante Saudações Tricolores.com,

Avante torcida tricolor!!!

 

Washington de Assis

Email para essa coluna: washingtondeassis@saudacoestricolores.com


Compartilhe