Exclusiva Saudações: Conversamos com Guilherme Torres, técnico do sub-17

Compartilhe

O técnico Guilherme Torres, técnico do sub-17 e atual Campeão Brasileiro da categoria, concedeu uma entrevista exclusiva para o nosso canal do Youtube: Saudações Tricolores.com e falou sobre a conquista do título, os próximos nomes que irão subir do sub-15 e a maturação dos jovens até chegar no profissional. E foi sobre essa maturidade dos jogadores da base que o técnico deu a sua opinião à respeito de atletas que cortam etapas para chegar ao profissional.

Ele afirmou que a visibilidade dos atletas mudou e que está mais precoce pois os campeonatos das categorias de base estão sendo transmitidos nacionalmente com uma maior frequência. E que isso gera uma vitrine maior para os atletas e os treinadores, o que é um bônus para eles, no entanto, isso pode ser um ônus pois segundo o próprio: “O sub-17, comparado ao profissional, tem uma distância muito grande ainda”.

Confira a sua explicação completa:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“Essa visibilidade está ficando cada vez mais precoce. Antigamente, não se passavam campeonatos sub-17 e o sub-20 ficava muito restrito à Copa São Paulo de Futebol Júnior, em função do calendário. Com a CBF começando a organizar as competições nacionais gerou um interesse maior da mídia em passar esses jogos. Até pela questão mercadológica porque isso traz uma vitrine para o jogador cada vez mais cedo e isso gera uma tendência de clubes procurarem para saber como está a questão contratual, ou mesmo, de colocá-lo no profissional. Essa visibilidade então tem seus prós e contras. Os prós são a vitrine onde você tem a possibilidade de mostrar seu trabalho seja como jogador, treinador ou da comissão técnica, a torcida começa a acompanhar o jovem jogador desde uma idade menor que estava acostumado porém a gente precisa ter muita calma. Quando se analisa um jogo do sub-17, em que os meninos se destacam muito, eles estão se destacando num contexto de sub-17 que é muito menos complexo que o próprio sub-20. O sub-17, comparado ao profissional, tem uma distância muito grande ainda.”

 

Guilherme Torres à beira do campo (Foto: Maílson Santana)

 

Dada a explicação sobre a importância do amadurecimento dos atletas antes de subir para o profissional, o técnico afirmou também que é preciso educar os espectadores sobre isso e de que no profissional existem algumas peculiaridades que a base não tem. Ele completou dizendo que é preciso ter a noção de ver esse processo de formação de um jogador como um todo:

“Então, a gente precisa educar todos os espectadores de que não é porque o menino está fazendo ‘chover’ no sub-17 de que ele vai subir ao profissional e que vai resolver todos os problemas de uma equipe. Leva tempo para ele amadurecer e o futebol profissional tem algumas peculiaridades que a base não tem. Você está jogando com jogadores muito mais velhos, mais vividos e você precisa se ambientar dentro de campo com a sua própria equipe. Existe uma série de situações em que todos precisam ter calma em função dessa visibilidade. Pois isso pode gerar uma pressa e alguns atletas começam a pular algumas etapas antes da formação. Algumas exceções, queimam. Mas via de regra não é tão interessante muitos jogadores queimarem essas etapas pois eles precisam de jogos formativos, exercer um papel de liderança em uma equipe, jogar finais e minutagens longas para poderem se desenvolver. E muita das vezes quando eles sobem não estão preparados para assumir esse papel na equipe principal e eles deixam de vivenciar essa situação. A visibilidade, então, tem o seu bônus e o seu ônus, por isso que é tão importante tanto a imprensa quanto nós, que estamos trabalhando com esses jovens jogadores, de educar os espectadores e a torcida para que eles entendam o processo de formação como um todo.”

A entrevista exclusiva completa do técnico Guilherme Torres está disponível no nosso canal do Youtube: Saudações Tricolores.com.

 

ST,

Edu Marques

 


Compartilhe

8 thoughts on “Exclusiva Saudações: Conversamos com Guilherme Torres, técnico do sub-17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *