EXCLUSIVO – Ao Saudações, Guilherme Torres projeta a nova temporada do Sub-17, com Arthur na categoria: “Aprimorar mais a sua liderança”

Compartilhe

Falta pouco para o pontapé inicial do Campeonato Brasileiro Sub-17 2021. Campeão na edição passada, o tricolor inicia a sua trajetória em 2021 no próximo sábado. O Flu recebe o Fortaleza, nas Laranjeiras, às 15 horas.

E para começarmos a falar desse novo processo, nossa reportagem conversou com exclusividade com o treinador Guilherme Torres, comandante da categoria, sobre essa nova geração dos garotos de Xerém.

ST: O futebol de base, diferente do profissional, a cada ano, um elenco sobe e outro elenco recheado aparece. Qual a sua expectativa para a temporada de 2021? O Flu entra como favorito por ter sido o campeão?

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“Nossa expectativa é a evolução coletiva e individual dos nossos jogadores para que possam vivenciar um ambiente positivo para o seu desenvolvimento. Penso que, pelo conhecimento prévio das equipes, existem muitos candidatos ao título, mas o andamento da competição vai direcionar os principais protagonistas. Xerem, por seu histórico, entra em qualquer competição com responsabilidade em desenvolver um futebol que a torcida se identifique e com o objetivo de desenvolver individualmente os jogadores para as próximas etapas de suas formações.”

Foto: Mailson Santana/Fluminense FC

ST: Sabemos que a união do grupo é que faz um elenco forte e unido. Porém, como ano passado, os talentos individuais de alguns são notáveis. Quais os principais nomes que o torcedor deve observar?

“Nossa equipe atual se destaca muito pela coletividade, espírito de guerreiro e pela vontade de evoluir, o brilho nos olhos. É uma equipe muito nivelada tecnicamente sem muitos destaques individuais. Não vai me surpreender se um jogador que hoje não figura entre os titulares terminar a temporada como um dos protagonistas. Mas pela vivência na temporada anterior e pelo nosso período de preparação temos uma boa expectativa em alguns nomes além do Arthur, como o goleiro Álvaro, o zagueiro Davi, o meio campista Thiago e o atacante Gustavo Lobo.”

ST: Mesmo já estando nos profissionais e atuado no início do Campeonato Carioca, sendo o mais jovem na história a estrear com a camisa do Flu, o Arthur ainda tem idade para jogar na categoria. Na entrevista que fizemos com você, você destacou que tinha ainda processos que o atleta deveria concluir no time e também na base. Ele jogará esse ano com o Sub-17?Como conter o emocional do jogador, uma vez que já esteve com o time principal ?

“O clube possui um planejamento para o desenvolvimento do Arthur muito bem alinhado e vivenciar o campeonato brasileiro sub17 faz parte desse processo de amadurecimento. É um jogador com bastante potencial técnico e que iremos aprimorar ainda mais sua liderança para que seja uma referência positiva para os outros jogadores e se desenvolva de forma mais integral. É um jogador com mentalidade de evolução e que naturalmente, com o ambiente proporcionado, vai amadurecer todo o seu potencial.”

Foto: Lucas Merçon/FFC

ST: Quais serão as principais dificuldades que você encontrará esse ano diferente de 2020?

“O sucesso da temporada passada também foi marcado por muitas dificuldades como a troca de treinador, pandemia, quarentena, além de todas as dificuldades que precisamos ultrapassar nos jogos como retornos das atividades presenciais. Tudo isso foi importante para o aprendizado em lidar com situações adversas e desenvolver a resiliência com uma mentalidade forte e positiva. Acredito que a principal dificuldade nessa temporada não será exclusivamente nossa, pois a falta de ritmo competitivo, em função da ausência de calendário para essa geração em 2020, é algo presente em todas as equipes. Vamos precisar entender como que isso vai afetar a nossa equipe e os adversários ao longo da temporada. Vamos procurar honrar nossa tradição e nossa torcida em mais um ano.”

Guilherme Torres vai para a sua segunda temporada como treinador do Fluminense Sub-17. Ele assumiu a categoria em março de 2020 após a saída do técnico Leonardo Ramos. Ele chegou ao Flu em 2017 como Coordenador Metodológico da base e foi um dos responsáveis por criar o documento orientador do DNA Tricolor em conjunto com seu irmão, Eduardo Oliveira, que é treinador do Sub-20 do Flu.

Ficha Técnica

1ª Rodada

Fluminense/RJ x Fortaleza/CE
Local: Estádio das Laranjeiras
Data: 08/05, sábado
Horário: 15h
Transmissão: MyCujoo


Compartilhe

8 thoughts on “EXCLUSIVO – Ao Saudações, Guilherme Torres projeta a nova temporada do Sub-17, com Arthur na categoria: “Aprimorar mais a sua liderança”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *