Em sua 10° participação na Libertadores, Fábio busca o inédito título

Compartilhe

Ao anunciar a contratação do goleiro Fábio no início da atual temporada, o Fluminense trouxe um reforço de mudar o patamar do clube. Além das sabidas habilidades no gol de um dos jogadores considerados os maiores do futebol brasileiro no século em sua posição, o arqueiro de hoje 41 anos, possui experiência de sobra nas competições que o Flu deseja ir longe. Uma delas é a Libertadores, onde Fábio é o segundo maior brasileiro em número de jogos e busca o inédito título para completar sua estante de troféus.

Fábio ainda busca um título de Libertadores para completar seu currículo de títulos
Fábio é um dos goleiros mais aclamados da história do futebol brasileiro – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C

O mato-grossense Fábio começou sua trajetória no futebol profissional em 1998 com a camisa do até então, Atlético Paranaense – hoje conhecido como Athletico Paranaense – por volta de seus 18 anos. O resto é história na carreira do goleiro, que se tornou um dos maiores jogadores da história do Cruzeiro e por onde, conquistou – quase – tudo que tem direito. Um dos títulos que escaparam de Fábio foi justamente a Libertadores, ao qual participou da final de 2009, porém saiu derrotado junto ao clube mineiro diante do Estudiantes. Apesar da ausência do troféu, o atleta atingiu a importante marca de ser o segundo brasileiro com mais jogos no torneio, atrás somente de Rogério Ceni. Caso se torne titular da meta Tricolor, Fábio pode assumir a primeira colocação ainda nesta temporada.

Jogadores brasileiro com mais jogos na Libertadores:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

1º – Rogério Ceni- 90 jogos
2º – Fábio – 83 jogos
3º – Danilo (meia) – 82 jogos
4º – Henrique (volante) – 81 jogos
5º – Manga- 73 jogos
Leonardo Silva – 73 jogos

Fábio chegou a uma final de Libertadores com a camisa do Cruzeiro
Fábio fez história com a camisa do Cruzeiro – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A primeira vez que Fábio entrou em campo pela competição sul-americana foi com a camisa do Vasco da Gama em 2001 contra o Peñarol em partida vencida pelo cruzmaltino por 3×1. De lá para cá, foram 83 jogos espalhados em nove participações. Na lista geral de jogadores que atuaram na Libertadores, Fábio ocupa atualmente a 15° colocação. Com a camisa do Fluminense nesta temporada, o jogador pode bater o recorde de Ceni e se encostar nas primeiras colocações. O recordista máximo de jogos na competição é o paraguaio Éver Almeira com 113 participações.

Apesar do histórico recorde na Libertadores, Fábio, assim como o Flu, busca seu primeiro título da competição. A chance de levar a taça escapou das mão do arqueiro no ano de 2009, quando defendia o Cruzeiro. Na ocasião, o arqueiro foi destaque na decisão contra o Estudiantes, porém não evitou a derrota por 2×1 no agregado da decisão. Em sua trajetória na competição, Fábio atuou nas edições: 2001, 2008, 2009, 2010, 2011, 2014, 2015, 2018 e 2019. Atuando duas vezes pelo Vasco e 81 vezes pelo Cruzeiro, o goleiro conquistou 46 vitórias, 19 empates e em 18 oportunidades saiu de campo com a derrota, tendo sofrido 69 gols no total.

Fábio atuou pela primeira vez na Libertadores pelo Vasco em 2001
A primeira partida de Fábio na Libertadores foi com a camisa do Vasco – Foto: Reprodução/Vasco

O Fluminense faz sua estreia na maior competição de clubes do continente nesta terça-feira (22/02) em duelo diante do Millonarios pelo jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores. Está será a primeira vez do Tricolor e de Fábio nas fases preliminares a disputa por grupos. O jogo está marcada para acontecer às 21h30 no estádio El Campín, na Colômbia.

ST


Compartilhe