Fluminense vence Fortaleza e termina Brasileirão em quinto lugar
O Fluminense venceu o Fortaleza por 2 a 0 pela última rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, mesmo com a vitória, o Fluminense terminou a competição fora do G-4. Isso porque, na capital paulista, o São Paulo venceu o Flamengo por 2 a 1 e ficou com a última vaga direta para a Libertadores.
Já garantido na pré-Libertadores, o Fluminense fica de olho na final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio, já que caso o time paulista conquiste o título, abrirá mais uma vaga direta via Brasileirão. Neste caso, o Flu em quinto com 64 pontos.
Como o Flu foi a campo
A grande surpresa foi a escalação de Martinelli entre os titulares. Na última partida, o volante deixou o campo com muitas dores no tornozelo e era dúvida até poucas horas antes do apito inicial para o jogo contra o Fortaleza. Já Danilo Barcelos e Matheus Ferraz substituem Egídio e Nino, respectivamente, ambos suspensos.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O #TimeDeGuerreiros está escalado para a partida contra o Fortaleza! VAMOS, TRICOLOR! 🇭🇺 pic.twitter.com/yslYUgl6vT
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 25, 2021
O jogo
O Fluminense demorou a se organizar em campo e até os 15 minutos de jogo o Fortaleza era quem propunha o jogo e as principais transições em velocidade. Tanto que dentro deste intervalo de tempo só a equipe visitante havia finalizado – duas vezes para fora.
Após se organizar o Fluminense logo teve a sua primeira oportunidade. Aos 17 minutos, Nenê recebeu a bola no espaço vazio pela esquerda e cruzou na cabeça de Fred, que cabeceou na pé da trave esquerda de Felipe Alves. Logo depois, em boa triangulação rápida, Yago Felipe teve a finalização travada dentro da área. Até o momento o lado esquerdo com Danilo Barcelos era o principal caminho ofensivo do Flu.
Até que aos 20 minutos, Nenê cobrou escanteio da esquerda na cabeça de Fred. O capitão tricolor finalizou, Felipe Alves fez grande defesa, e no rebote, o próprio camisa 9 abriu o placar.
GOOOOOOOOOL! É DELE DO NOSSO CAPITÃO! DO NOSSO ÍDOLO! DO NOSSO ETERNO CAMISA 9! Fred aproveita rebote do goleiro e abre o placar para o Fluzão!
🎥: Premiere pic.twitter.com/9pkNsUbwSa
— Saudações Tricolores (@STpontocom) February 26, 2021
Poucos minutos depois do gol, o Flu viu Marcos Felipe fazer grande defesa após finalização vinda de fora da área. Na sequência, o Fluminense se manteve organizado dentro do jogo e o principal destaque da primeira etapa era a rápida recomposição do Flu no pós-perda da posse. Constantemente a equipe comandada por Marcão criava superioridade numérica em torno de quem detinha a posse de bola do lado adversário e, dessa forma, rapidamente a recuperação acontecia.

No segundo tempo o Fortaleza se lançou mais ao ataque e tentava propor uma marcação mais adiantada na saída de bola do Flu. Assim como na primeira etapa, durante os 15 primeiros minutos a equipe cearense foi ligeiramente superior ao Flu. Mas foi aí que entrou em ação novamente a – talvez – principal arma do Fluminense nesta temporada: a bola parada. Justamente na virada dos 15, em novo escanteio cobrado por Nenê, dessa vez pelo lado direito do ataque, Matheus Ferraz ampliou.
GOOOOOOOOOL! Matheus Ferraz de cabeça faz o segundo do Fluzão! G4 cada vez mais perto!
🎥: Premiere pic.twitter.com/SWARcZQfmq
— Saudações Tricolores (@STpontocom) February 26, 2021
Com 2 a 0 no placar e sem sofrer grandes riscos, o Fluminense diminuiu o ritmo e administrou a vantagem. Aos 37 Marcão tirou Fred e Nenê e colocou John Kennedy e Michel Araújo com o objetivo de renovar o fôlego dos setores de meio campo e ataque do Flu. Aos 41, Caio Paulista e Igor Julião nos lugares de Luiz Henrique e Calegari.
Sem acréscimos, Anderson Daronco apitou o final da partida e o Fluminense passou a aguardar o resultado final da partida entre São Paulo e Flamengo (naquela altura o time paulista vencia por 2 a 1, que acabou sendo o placar final).