Flunel do Tempo — Com show de Deco, Flu goleava Atlétigo-GO em 2012

Compartilhe

O Fluminense encara nesta quinta-feira, às 20h00, o time do Atlético Goianiense, pela quarta fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, o tricolor venceu no Maracanã por 1 a 0, e, por isso, pode empatar no estádio Olímpico que sairá classificado.

Para animar a torcida tricolor, o Flunel do Tempo irá relembrar a goleada do Fluminense sobre o Dragão por 4 a 1, na sexta rodada do Brasileirão 2012. Naquela ocasião, as equipes viviam momentos distintos. Ainda no início do campeonato, O Flu estava invicto, com duas vitórias e três empates, enquanto o time goiano ainda não havia vencido na competição, com três derrotas e dois empates.

Jogando fora de casa, o Flu não começou bem a partida. O início de jogo ficou marcado pela pressão do Dragão. Aos 13 minutos, a pressão rendeu frutos. Em jogada trabalhada, Wesley recebeu a bola, e mesmo de fora da área, soltou a bomba para o gol. Indefensável para Diego Cavalieri. Atlético na frente, 1 a 0.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

A partir daí, tudo mudou. Ao sofrer o gol, o Flu, de Abel Braga, começou a correr atrás do resultado. Sem Fred e Thiago Neves, coube a Deco assumir o poderio ofensivo do Fluminense, e com a maestria de sempre, o camisa 20 lançou uma bola na medida para Wellington Nem cabecear. O goleiro Márcio até defendeu, mas soltou a bola nos pés de Samuel, que deixou tudo igual no Serra Dourada.

O empate animou a equipe tricolor, que já sufocava o adversário. Logo em seguida, no minuto 23, o Flu teve uma ótima oportunidade em uma falta na lateral do campo. O mago do Flu foi para a bola e colocou na cabeça de Gum para virar o jogo.

Com a vitória parcial, o tricolor não se satisfez e aproveitou a fragilidade da equipe adversária. Com espaços para atacar, Wellington Nem causou um alvoroço no sistema defensivo do Dragão. O motorzinho tricolor arrancou e tocou para Deco ampliar, mas Ernando, zagueiro do Atlético, chegou a tempo e jogou para escanteio.

O treinador tirou Wagner para colocar Lanizini. Os comandados de Abel Braga estavam determinados, tanto que o segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro. E já no início da segunda etapa, aos cinco minutos, o Flu teve mais uma oportunidade em bola parada. Deco na bola, e mais um cruzamento no… pé do Gilson! O zagueirão do Atlético tocou na bola e acabou indo para o fundo das redes. O famoso “fogo amigo”!

Com ampla vantagem no placar, Abel fez mais duas alterações: colocou Valencia no lugar de Wellington Nem e Marcos Jr. no lugar de Samuel. Com as mudanças, o Flu teve uma postura mais equilibrada e foi criando as jogadas conforme os espaços iam aparecendo. De qualquer jeito, Abel mexeu bem, tanto que Lanzini e Marcos Jr fizeram a jogada que culminou em penâlti para o tricolor. O destaque do jogo, Deco, cobrou e fez o gol que coroou uma das grandes atuações do meia com a camisa do Fluminense.

A vitória do tricolor marcou o início de uma campanha que culminaria, sob o comando de Abelão, o título de campeão brasileiro em 2012. O segundo do Flu em três anos. Enquanto o Atlético-GO amargurou a 19ª colocação e terminou rebaixado.

Ficha técnica:

ATLÉTICO GO 1 x 4 FLUMINENSE. Campeonato Brasileiro 2012

Gols: Ernandes,13’/1ºT (1-0); Samuel, 19’/1ºT (1-1); Gum, 26’/1ºT (1-2); Gilson (contra), 6’/2ºT (1-3); Deco, 45’+3/2ºT (1-4)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Anderson, Gum e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Wagner (Lanzini 41’/2ºT); Wellington Nem (Valencia, 35’/2ºT) e Samuel (Marcos Júnior, 28’/2ºT). Técnico: Abel Braga.

ATLÉTICO GO: Márcio; Marcos, Gilson, Gabriel e Eron; Marino, Joílson, Ernandes (Danilinho, 37’/2ºT) e Bida; Wesley e Marcão (Ricardo Bueno, no intervalo) (Elias, 14’/2ºT). Técnico: Hélio dos Anjos


Compartilhe