Globo informa a clubes que pode ter que renegociar valores do Brasileirão

Compartilhe

A Rede Globo começa, nesta sexta-feira (29), a pagar os direitos de transmissão do Brasileirão 2020. Mas, a emissora não descarta ter que renegociar os valores dos contratos. De acordo com a colunista da “Folha de São Paulo”, Monica Bergamo, a empresa enviou uma carta aos clubes para informar sobre a possibilidade.

Segundo a coluna, ainda não há nada confirmado neste sentido. Mas, a emissora afirma que pode recorrer a renegociação. Sobretudo “caso a manutenção dos valores atuais em um mercado em recessão se mostre um ônus insustentável para a Globo”.

A Globo diz que “por essa razão, é importante esclarecer que os pagamentos já realizados não representam renúncia da Globo ao direito de pleitear o rebalanceamento do contrato”.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

A carta teria assustado algumas equipes. No entanto, o aviso seria apenas uma forma da Globo se respaldar com os clubes que disputam o Brasileirão. Uma vez que, por enquanto, a emissora não tem intenção de renegociar o valor

Vale ressaltar que a Rede Globo adota, desde 2019, um modelo de divisão de valores semelhante ao do futebol europeu. Com 40% dividido igualmente entre os clubes, 30% conforme o número de jogos transmitidos e mais 30% de acordo com a colocação final na tabela. Por isso, a emissora pôde começar a pagar antes mesmo do fim da competição, previsto para o final do mês de Fevereiro.

Esta, aliás, não é a primeira que o Grupo Globo fala em renegociar os valores do Brasileirão. Em Agosto, enquanto vigorava a MP dos Direitos de Transmissão, o conglomerado de mídia ameaçou reduzir valores por conta da quebra de exclusividade nos jogos dos times com quem mantinha contrato. Fato que não se confirmou após a MP 987 perder validade no Congresso Nacional.


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

11 thoughts on “Globo informa a clubes que pode ter que renegociar valores do Brasileirão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *