IMPEACHMENT: A seguir, cenas dos próximos capítulos.

Compartilhe

O presidente do conselho deliberativo do Fluminense, Fernando Leite, deu sequência no processo de Impeachment, seguindo o rito previsto no Estatuto do Clube. Após notificar o presidente de forma oficial, nas últimas semanas, o conselho já recebeu a defesa do mandatário. A comissão de assuntos disciplinares foi nomeada oficialmente, e já se reúne para emitir o parecer.

Formada por cinco conselheiros, a comissão analisará a admissibilidade do processo. Nessa fase, serão observados os argumentos favoráveis ao impeachment e os da defesa apresentada por Abad. Após, a comissão emitirá um parecer com decisão favorável ou contrária ao seu prosseguimento. Os nomes escolhidos, para a sua composição, foram:

– Ricardo Tadeu Bessa Mattos (Presidente)
– José Carlos Fernandes da Costa (Relator)
– Nilton Gibaldi Filho
– Paulo Horácio de Oliveira Delphim
– Paulo Roberto Moura de Miranda

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Caso seja entendido o cabimento do pedido, o andamento do processo é aprovado, e uma sessão extraordinária do Conselho Deliberativo será marcada, exclusivamente, para votar o parecer. Caso seja reprovado, o processo poderá ser arquivado desde que o presidente do Conselho Deliberativo entenda que não seja necessário levar a questão para decisão em plenário.

Como já abordamos anteriormente, uma questão de interpretação do estatuto movimenta os bastidores. Isso porque nele se prevê que o quórum necessário, para análise de assuntos como esse, seria de metade dos conselheiros mais 1. E esse é o ponto da discórdia entre as partes: enquanto, estatutariamente, o Flu tem 300 conselheiros na prática, hoje, somente existem 216 empossados. Ou seja, se levarmos em consideração somente a letra fria do estatuto seriam 150 mais 1 para iniciar a sessão, mas no entendimento da oposição, para atingir o quórum seriam 108 mais 1, levando-se em consideração o número de conselheiros atuais.

O número de votos necessários para o Impeachment seria o de 2/3 mais dos conselheiros dessa reunião.

Contudo, contas e interpretações de lado, ambas as partes entendem que será muito difícil o impeachment ocorrer, uma vez que a base da Flu-Sócio, grupo político do presidente, compõe grande parte do conselho.

 

 


Compartilhe

6 thoughts on “IMPEACHMENT: A seguir, cenas dos próximos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *