Mário Bittencourt faz participação no programa Donos da Bola

Compartilhe

O presidente Mário Bittencourt foi o convidado do programa da Band. O mandatário falou sobre Maraca, Fred, retorno as Laranjeiras, plano de sócios, portal da transparência e mais um pouco. Confira as palavras de Mário;

Como você vê o momento do futebol?

Estamos construindo o trabalho ainda. Em 3 rodadas, com 3 escalações diferentes, nós já conseguimos manter um padrão de jogo. O trabalho do treinador aparece independente de quem está em campo. E o revezamento vai continuar nesse início. Em razão do tempo curto, a gente teve 3 lesionados. O Ganso, por exemplo, está fazendo um trabalho de reequilíbrio muscular. O Nenê foi poupado em Moça Bonita. Foram 6 estreias. E daqui a 15, 20 dias, a gente vai jogar competições eliminatórias como Sul-Americana e Copa do Brasil. Estamos cuidando da parte física dos jogadores.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Portal de transparência

A gente leva a gestão para fora. Passar pro torcedor o que fazemos. Faço coletivas para falar sobre gestão. O portal vamos apresentar na sexta-feira agora, dia 31. Os valores, contratos, é divulgado no Balanço Anual. Mas é normal que o torcedor não veja. Então vamos atualizar mensalmente com informações do clube, contrato, valores, etc. Abriremos na sexta-feira e ao longo da gestão alimentamos mensalmente.

Isso é gestão moderna de futebol. Fluminense e Flamengo estão na frente de Botafogo e Vasco. Vocês não se escondem de nada. Os dirigentes do Vasco e Botafogo não colocam as caras para falar o que acontece no clube. Mas a pergunta que não que calar: Quando você traz o Fred?

É um desejo nosso. Ele não definiu ainda a situação com o Cruzeiro. Não conversei com ele enquanto ele não se desvincular lá. O interesse ele sabe que tem, desde a época em que ele saiu do Fluminense, na minha opinião, equivocada e, no mínimo, estranha. Eu renovei o contrato dele em 2015. Temos uma relação próxima. Nos últimos 6 meses eu falei com Fred por 2 vezes. No jogo do Mineirão e quando ele treinou nas Laranjeiras. Alguns falaram que não dá pra trazer o Fred e ter pés no chão. Mas só vamos trazer se for com pés no chão.

Existe um problema sério entre Fred e Cruzeiro. Como reverter a situação do domínio do Flamengo?

A primeira coisa é discutir modelos de competição e principalmente as cotas de TV, pela reorganização da distribuição. Não estou falando de coisas igualitárias, porque tem performance, audiência. Tem que aumentar o sócio-futebol, que eu costumo dizer que é o carro chefe para o aumento de receitas. A gente chegou com mais ou menos 7 mil sócios. Hoje tem quase 24 mil. Nossa meta é dobrar esse número para 2020.

O novo plano ainda não saiu…

Faremos novas modalidades e teremos um sistema de pontuação. Terá preferência e mais partipações, desconto em camisa. Tem um programa que atende pessoas com baixo salário. Por 40 reais por mês ele vai ver todos os jogos gratuitamente na Leste Superior. A torcida continua atrás do gol, o ingresso mais cara vai continuar sendo na Sul.

Maracanã

Algumas pessoas vinculadas ao clube fizeram críticas por causa do jogo da Portuguesa. Não estão dentro, não conhecem do assunto. A rede social possibilitou pessoas que dissertam sobre todos os assuntos, mas não conhecem nenhum. O Maracanã não dá prejuízo. O borderô publicado é de operação de dia do jogo. Não entra o sócio-futebol, que já comprou o ingresso antes. Camarotes, placas de patrocínio, bar e alimentos…. há uma série de receitas que não entram no borderô. É um estádio que recuperou o nosso sócio futebol, que tinha caído 60% quando jogávamos em Edson Passos. Quando tem aluguel do estádio a gente recebe. Nesse contrato, somos obrigados a jogar 30 jogos lá por ano. Há uma corrente que defende jogar nas Laranjeiras. Há um projeto de revitalização. Se for comprovado que é viável e rentável jogar em Laranjeiras, vamos fazer. O Fluminense não tem condição de fazer obras no estádio. Só com dinheiro de fora. A base joga ali, vamos tentar por o time sub-23 também. O projeto de revitalização que foi apresentado, e se houver outro, que nos apresente. Foi pedido um estudo de viabilidade. Isso não significa que deixamos de imaginar que, no futuro, poderemos fazer. Nós não fazemos o que foi feito nas gestões anteriores. O CT por exemplo, foi feito a toque de caixa, com fins eleitoreiros, e ainda está inacabado. Temos um prédio de 6 andares, com 60 quartos inacabados. Dificuldade com água e luz, vivemos de carro-pipa e gerador. Teremos que pagar mais R$ 20 milhões para concluir. Eu não posso enganar o torcedor dizendo que vou construir. Sem investidor de fora, não há como fazer. Os 23 mil sócios pagam o custo Maracanã. Se a gente tiver 50 mil, o resultado vai ser muito mais expressivo. Os planos de sócio-futebol bem sucedidos são onde cabem mais de 40 mil pessoas. Se houver a possibilidade de reconstruir e mandar alguns jogos lá, faremos. Mas isso não me dá o direito de causar uma decisão sem técnica e causar um prejuízo futuro ao Fluminense. Trabalhamos com gestão profissional. Não com pressãozinha. As pessoas esquecem que depois do estádio construído, tem um custo. Há um grupo nosso para colher informações sobre esse custo. Eu não posso correr o risco de deixar vários custos para o próximo presidente. O Bahia hoje tem dinheiro em caixa porque são 7 anos de trabalho.

Dívida 

Em torno de 650 milhões. Mas 400 milhões estão no parcelamento. Os outros 250 que geram penhora. Eu tenho que ter um time para ter resultado, porque a receita está lado-lado com resultado. A gente tem um custo de 3 milhões por mês para as dívidas. É quase a nossa folha salarial. Se não tivesse que pagar essas coisas, estaríamos com mais dinheiro para montar um elenco.

Projeto social

Criar projeto dentro de uma comunidade da Mangueira. Está aberto a todas escolas de samba também.

Sobre o Fred ainda. O tamanho dele…. não é só uma contratação apenas. Merece um planejamento….

A pergunta encaixa perfeitamente. O Athirson falou ainda sobre o curso de gestão que a gente participou junto. Eu sempre digo quando dou aula que um jogador de futebol tem sempre 3 setas – retorno desportivo, de imagem e financeiro/comercial. O Romário é um grande exemplo. Quando saiu pro PSV ele não tinha imagem. Quando ele retorna ao Flamengo ele já tem os 3. Quando ele termina a carreira buscando os mil gols, ele não tinha retorno financeiro nem esportivo, mas a imagem era gigantesca. O Fred hoje temos certeza que trás retorno esportivo para nós. Podem contestar, acho o melhor 9 do futebol Brasileiro. Aquele 9 clássico. E para nós, ele tem uma imagem como ídolo gigantesco. O retorno do Fred tem esse binômio. Foi o maior ídolo do clube nos últimos 30 anos.

Seu maior sonho como presidente

Ganhar a Libertadores, a Sul-Americana. Dar o que a torcida merece.

O contrato que o Flu tem com a tv é até 2024. Já recebeu boa parte em antecipação e já gastou. O clube recebeu lá atrás e não deixou pros outros anos. No Carioca, o Flamengo impôs a negociação separada e assinou até 2019. O Flu, Vasco e Botafogo assinaram até 2024. Não temos o que fazer. Estamos conversando para entender algumas situações para tentar melhorar o faturamento no Carioca. A regra do pay-per-view a gente entende que é injusta. Estamos até 2024 com o contrato. Se eu for reeleito, talvez eu discuta no último ano.

Existe uma discussão sobre as cotas. O maior não abre mão do que ganha…

O jogo só existe porque tem 2 equipes. A exibição está lá. Ela deveria ser distribuída de maneira mais igualitária. A gente pensou na reunião porque outros estaduais a TV paga menos no global, mas os clubes grandes ganham mais. O Mineiro e Gaúcho pagam 1/4 do RJ, mas os clubes grandes ganham quase igual a nós.

Mensagem para o torcedor

A gente está trabalhando para recuperar a instituição, para montar um bom time de futebol. Esperamos que dê resultado. E fazer o apelo de sempre para o torcedor acreditar, se associar, para nos ajudar com o plano de sócio futebol. Essa é a grande solução do Fluminense nesse momento. A gente tem que entender isso e que a torcida seja a grande responsável pela reconstrução do Fluminense. História vai ter sempre. Para voltar a ser vencedor, a gente depende e conta com vocês.

ST!

 


Compartilhe

49 thoughts on “Mário Bittencourt faz participação no programa Donos da Bola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *