Nino e Luccas Claro: De dupla não testada à titular do Flu no Brasileirão

Compartilhe

O Fluminense sofreu apenas um gol nos últimos três jogos que disputou. Nas duas últimas partidas, a dupla de zaga foi formada por Nino e Luccas Claro. Os zagueiros ainda não haviam jogado juntos até a estreia diante do Grêmio, mas parecem ter ganhado a confiança do técnico Odair Hellmann no Tricolor.

Até o início do Campeonato Brasileiro, o técnico Odair Hellmann já havia escalado cinco combinações diferentes na zaga. Entretanto, uma dupla ainda não havia sido testada.

Nino e Luccas Claro começaram jogando na estréia diante do Grêmio por necessidade. Isso porque, o camisa 33 já havia terminado o Campeonato Carioca como titular e, tanto Digão, quanto Matheus Ferraz, estavam lesionado. Assim, o camisa 4, que não atuava desde o empate em 0 a 0 com o Unión La Callera, no Chile, voltou ao time.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O início não foi dos mais fáceis. Com os dois atuando juntos, o Flu, que já havia começado o Brasileiro empatado com o Sport como a pior defesa entre os 20 clubes da Série A no ano, sofreu cinco gols em quatro jogos. Destes, ao menos três poderiam ser classificados como “gols de pelada” — por desatenção ou desentendimento no setor defensivo.

Contra o Athletico — primeiro jogo em que a defesa não foi vazada no Brasileirão —, no entanto, Nino havia sido poupado e a dupla foi formada por Luccas Claro e Digão. Mas, logo após, o camisa 33 retomou a posição nos jogos contra Figueirense, pela Copa do Brasil, e no clássico contra o Vasco, pelo Brasileiro. Provando que, neste momento, esta é mesmo a dupla titular.

Estilos de Nino e Luccas Claro tem se complementado

Durante muitos anos, no futebol brasileiro, se fez uma divisão entre “zagueiro central” e “quarto zagueiro”. De acordo com o ex-atacante e cronista, Tostão, “contam que, na década de 40, jogava-se com três zagueiros: dois pelas laterais e um central. Depois, recuaram um médio (armador) para a zaga“. Até por isso, zagueiro central era geralmente um jogador de mais força e imposição física, enquanto o segundo era o mais técnico. Assim, grandes duplas foram formadas no futebol brasileiro.

No atual time do Fluminense, Nino é este zagueiro de maior qualidade técnica. O camisa 33 vem se mostrando confiante na saída de bola desde que o Tricolor ainda era treinado por Fernando Diniz. Tanto que, no Brasileirão 2019,  por exemplo, Nino foi segundo da posição com maior número de passes e com maior de dribles.

Nino em campo no clássico contra o Vasco
Contra o Vasco, Nino acertou 30 passes (85% de aproveitamento). Além disso, acertou cinco dos seis lançamentos que tentou e acertou um drible. (Foto: Reprodução/Fluminense Football Club)

Enquanto Luccas Claro é, digamos, o “mais sério”. O zagueiro não tem inventado desde que se tornou titular no Brasileirão. O defensor é o quarto com mais desarmes no Fluminense, ficando atrás apenas de Egídio, Dodi e Yuri. Também ostenta a marca impressionante de não ter sido driblado na competição mesmo sendo titular nas seis primeiras rodadas.

Luccas Claro em campo no clássico contra o Vasco
Contra o Vasco, por exemplo, Luccas Claro realizou um corte, cinco interceptações e um desarme. (Foto: Reprodução/Fluminense Football Club)

Rodízio na dupla de zaga

Embora os dois tenham atuando em quase todos os jogos do Campeonato Brasileiro até aqui, duas outras duplas ainda são as mais utilizadas. Luccas Claro e Digão foi repetido, pelo técnico Odair Hellmann, sete vezes na temporada. Assim como Nino e Matheus Ferraz.

Duplas Total de Jogos Gols Sofridos
Luccas Claro e Digão 7 5
Nino e Matheus Ferraz 7 6
Nino e Digão 6 4
Nino e Luccas Claro 6 6
Luccas Claro e Matheus Ferraz 2 0
Digão e Matheus Ferraz 2 3

Até o momento, o Fluminense, de Odair Hellmann, sofreu 24 jogos em 30 partidas disputadas. Média de 0,8 gols por partida. O próximo compromisso do Tricolor é na próxima quarta-feira (02), diante de Atlético-GO, no Maracanã.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

8 thoughts on “Nino e Luccas Claro: De dupla não testada à titular do Flu no Brasileirão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *