Nos pênaltis, Fluminense é eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil sub-17

Compartilhe

No Luso Brasileiro, Fluminense e São Paulo decidiram a última vaga nas semifinais da Copa do Brasil sub-17. Após um jogo morno e empate sem gols no tempo normal – o jogo de ida também terminou empatado – a decisão da vaga foi para os pênaltis. Enquanto o Flu desperdiçou duas cobranças, o time paulista converteu as quatro que fez e, com isso, avançou para enfrentar o Atlético-MG.

O jogo

O primeiro tempo foi caracterizado por um duelo estudado e com alternâncias no domínio em relação ao volume de jogo proposto, mas sem grandes oportunidades reais criadas por ambas as equipes. Em resumo, três foram as fases dos 45 minutos iniciais: São Paulo propôs o jogo em um primeiro momento; Fluminense passou a controlar as ações até pouco mais da metade da primeira etapa; o time paulista recuperou o controle do jogo e passou, novamente, a ter mais volume.

A melhor oportunidade do São Paulo foi em uma finalização de fora da área, na qual Alvaro fez boa defesa. Já o Fluminense não conseguiu finalizar sua melhor chance criada, construída após um erro de saída de bola da zaga adversária, mas que Marcão, camisa 9 tricolor, demorou em sua tomada de decisão.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Arthur, capitão e camisa 10 do time sub-17 do Flu (Foto: Mailson Santana/FFC)

O segundo tempo se iniciou da mesma forma que o primeiro. Um duelo estudado e equilibrado, onde ambos os ataques encontravam dificuldades em furar os respectivos sistemas defensivos. Tanto que a melhor oportunidade do Flu, logo aos 5 minutos, foi construída em uma roubada de bola feita por Samuca em cima do defensor são paulino. Já próximo da área adversária, o camisa 7 tricolor avançou em velocidade, mas parou em grande defesa do goleiro Leandro.

Aos 12 minutos, Guilherme Torres colocou Gustavo Lobo no lugar de Marcão. Um minuto depois de entrar, o camisa 14 já recebeu bom passe de Arthur, mas finalizou por cima do gol. Pouco mais de cinco minutos depois, no entanto, o São Paulo ficou próximo (duas vezes) de abrir o placar. Na primeira, chute de fora da área no travessão. Na segunda, grande defesa de Alvaro em cabeçada após cobrança de escanteio.

Na sequência, porém, Mateus Amaral, o camisa 8 do São Paulo que havia colocado a bola no travessão poucos minutos antes, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time paulista com um a menos nos 20 minutos que restavam na disputa pela pela vaga na semifinal. Pelo menos no tempo normal.

Guilherme Torres e João Milanez observam a partida (Foto: Mailson Santana/FFC)

Em vantagem numérica, o técnico Guilherme Torres promoveu as substituições que restavam e orientou o time a pressionar e buscar o gol da vitória no tempo regulamentar. O Fluminense, no entanto, tentou, rondou a área são paulina, ficou com a bola, mas não conseguiu ser efetivo nas construções ofensivas e pouco ameaçou a meta adversária. O São Paulo, desgastado fisicamente e com um a menos, apenas se defendia e administrava o placar à espera do apito final para decidir a vaga nos pênaltis, o que àquela altura parecia ser a melhor opção para o time paulista tendo em vista as circunstâncias. E assim foi.

Disputa de pênaltis

Essa foi a terceira vez, em cinco encontros, que Fluminense e São Paulo decidiram um confronto de mata-mata nos pênaltis na categoria sub-17 desde a temporada passada. No Brasileirão 2020, classificação e vaga na final para o Fluminense, que conquistaria o título. Já na Supercopa do Brasil em 2020, vitória e título para o São Paulo.

Cobranças

  1. Luiz Henrique (SAO) – gol
  2. Gustavo Lobo (FLU) – gol
  3. Moreira (SAO) – gol
  4. Thiago (FLU) – perdeu
  5. Ythallo (SAO) – gol
  6. Isaac (FLU) – perdeu
  7. Newerton (SAO) – gol

 

Foto: Mailson Santana/FFC


Compartilhe

18 thoughts on “Nos pênaltis, Fluminense é eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil sub-17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *