O Flu de Odair – Saudações faz um levantamento do perfil de jogo do novo comandante

Compartilhe

O técnico Odair Hellmann comandará hoje a última atividade antes da viagem para Saquarema, onde amanhã o Flu estreia diante da Cabofriense no Carioca 2020. Foram apenas 7 sessões, já contando com a de hoje, onde o treinador colocou, ou ao menos tentou colocar, suas ideais em prática. Pouquíssimo tempo de preparação e condicionamento físico; menor ainda em se tratando de questões técnicas e táticas. O lado “menos pior” é que o novo comandante segue algumas ideias que já estavam implementadas no grupo.

Isso porque, apesar da fama de retranqueiro – sobretudo por aqui no Rio – o treinador é adepto ao futebol moderno. Ele prima pela composição rápida, mas sem abrir mão de “morder” assim que o time perde a bola. Isso se vê no primeiro dado estatístico que trazemos nessa matéria. O Inter, seu último time, foi o líder de roubadas de bola no campo do adversário.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O Flu já tinha uma característica parecida, sobretudo com Diniz (lembram do gol de Luciano, no Fla x Flu?). E ele veio cobrando muito isso nos treinamentos. Além de uma recomposição rápida, dos demais jogadores. Odair quer o time sabendo jogar sem a bola, quando necessário, e ocupando os espaços com inteligência. Outra prova disso, é o dado abaixo. Nele, seu time ficou em quarto na velocidade de passes certos. Ou seja, passes curtos, certeiros e muita movimentação:

E isso ecoa também na questão de passes certos e da posse de bola. Quando o time consegue girar bem, e mantém a posse, aumenta as chances de se criar jogadas de ataque e evita os ataques adversários. Ano passado, seus comandados ficaram muito próximos do queridinho da mídia e acima do Santos de Sampaoli, treinador badalado pelo estilo de jogo com posse, passe e técnica:

Um outro dado, que vai complementando seu estilo, é o número de gols marcados com bola em jogo. Mais uma vez Odair ficou entre os TOP-5 do campeonato de 2019, abaixo de times com elenco muito superiores ao que ele próprio trabalhou ano passado:

E o sistema defensivo de Odair se mostrou eficiente, quando testado. O Inter, mais uma vez, liderou um quesito. Ficou em primeiro em números de desarmes no Brasileirão-19:

 

Odair é um técnico novo, com ideias novas, que se parecem muito com o que o Flu parece ter definido como seu padrão de jogo. Pena que não teve muito tempo de treinamentos. Talvez amanhã a gente não consiga enxergar seu estilo. Mas, pelos números apresentados e pela qualidade dos jogadores que estão formando o plantel tricolor, a galera pode sonhar um pouco mais alto esse ano. Eu ouvi sula?

ST


Compartilhe

2 thoughts on “O Flu de Odair – Saudações faz um levantamento do perfil de jogo do novo comandante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *