O que está em jogo no título da Taça Guanabara?

Compartilhe

Na próxima quarta (08), às 21:10h, Fluminense e Flamengo vão definir no Maracanã quem vai ficar com o título da Taça Guanabara 2023. Além de mais um troféu, o campeão ainda tem algumas vantagens nas semifinais e na final do Carioca.

Cano participou do título da Taça Guanabara
Cano com troféu da Taça GB em 2022 (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)

A primeira é enfrentar o último a se classificar para a semifinal. Como os confrontos são definidos por cruzamento olímpico, quem termina em primeiro enfrenta o quarto. Enquanto, na outra semifinal, o vice-campeão encara o terceiro colocado. Hoje, o Volta Redonda ocupa a quarta posição, mas só o Flamengo não tem como terminar em quarto lugar, a depender dos resultados de Vasco, Botafogo e do próprio Voltaço.

Além disso, os dois primeiros ainda jogam por dois resultados iguais. Ou seja, dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols. O próprio Fluminense — atual campeão — fez uso desta vantagem no ano passado. Após vencer o Botafogo por 1 a 0 no jogo de ida, o Tricolor perdia a volta por 2 a 0 e estava sendo eliminado até os 50 minutos do segundo tempo, quando Germán Cano marcou um gol salvador.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Já nas finais, não há vantagem em campo, mas sim fora dele. O título da Taça Guanabara garante ao campeão — caso passe das semifinais —, o direito de ser o mandante no segundo jogo da final. Embora no Cariocão 2023, os clubes tenham dividido as receitas, despesas e o público nos clássicos e confrontos decisivos, o mandante tem o privilégio de definir a carga de ingressos e de abrir a venda para os seus sócio-torcedores primeiro.

O Fluminense precisa vencer para ficar conquistar o bicampeonato da Taça Guanabara, enquanto o Flamengo tem a vantagem do empate.

Fluminense vai em busca do 12° título da Taça Guanabara

Criada como um torneio à parte, a Taça Guanabara começou a surgiu em 1965 para definir o representante do Estado da Guanabara — hoje município do Rio de Janeiro — na Taça Brasil.

Mesmo com o fim da competição nacional após a criação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (a Taça de Prata), seguiu sendo disputada em paralelo ao Campeonato Carioca até o ano de 1972.

Durante mais de três décadas o título da Taça Guanabara valeu uma vaga direta na final do Estadual contra o vencedor da Taça Rio. Quando um clube conquistasse dois turno, era campeão direto. Nos últimos anos porém, o Cariocão passou a ser disputado em turno único com semifinais e final, assim como o modelo atual.

Com 23 titulos, o Flamengo é o maior campeão do Torneio. Em segundo lugar está o Vasco, com 13 e o Fluminense vem na sequência, com 11. Confira a lista abaixo:

  1. Flamengo – 23 títulos
  2. Vasco – 13 títulos
  3. Fluminense – 11 títulos
  4. Botafogo – 8 títulos
  5. América, Americano e Volta Redonda – 1 título (cada)

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.