O QUE SERÁ O AMANHÃ (MARIO NETO)

Compartilhe

Eu não sei, e ninguém sabe. O mundo virou de pernas por ar por causa do Corona vírus, o amanhã é uma incógnita, a única coisa de que tenho certeza é que será um novo mundo e que por enquanto só podemos especular, tentar imaginar se será um mundo mais justo, solidário ou não, diante de todos acontecimentos. Nunca passamos ou pensávamos passar por tudo, e é claro que o futebol e os esportes em geral não estariam imunes a tudo isso. O número de atletas  infectados  no mundo é inacreditável e ninguém hoje aposta que teremos a maior competição do mundo, em julho deste ano, os Jogos Olímpicos, que podem ser adiados para o final de 2020 ou serão remarcados para julho de 2021. Quanto ao futebol, já sabemos que a Eurocopa e a Copa América já eram, só em 2021. Aqui segue-se uma incerteza de como será o amanhã do nosso futebol.

          Teremos as finais do estaduais ou não? O Campeonato Brasileiro começará mesmo em maio, como previsto? O modo de disputa, caso não comece em maio, o que é o mais provável, o regulamento e o modo de disputa serão mantidos ou voltaremos aos famosos matas-matas do século passado? Enfim, muitas perguntas para pouquíssimas respostas, o que a esta altura do campeonato não é legal. Já deveríamos ter um esboço, um planejamento para o futuro, mesmo que suscetível de mudanças. Quanto mais dúvidas mais prováveis insucessos pela frente, principalmente no aspecto financeiro (sem falar da parte técnica), o que trará consequências duras. Até aqueles poucos clubes que estão com boa situação financeira serão atingidos, podem ter certeza. Como continuar a pagar salários milionários, por exemplo?

          Encontrei com amigos tricolores semana passada, que foram diretamente “na minha canela” como costumamos dizer. O que podemos esperar do nosso time na reta final do Estadual, na Copa do Brasil e no Brasileiro? -Ainda continuas esperançoso com a possibilidade de ficarmos na primeira página do Campeonato Brasileiro? Nota-se que a grande parte destes “amigos” estão mais para lá do que para cá, alguns inclusive querendo a cabeça do técnico, que para mim não faz nenhum sentido no momento. Vamos por partes: muito pouca coisa mudará neste período de paralisação que estamos vivendo, por um motivo simples: todos os CTs estão fechados, o que significa dizer que ninguém está treinando, portanto tudo continuará na mesma.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Quanto ao futuro do Fluminense, já fui mais otimista. Apesar de estarmos na liderança por pontos obtidos no campeonato estadual, precisando apenas de duas vitórias, contra o Volta Redonda no Mario Filho e o Macaé em Bacaxá, para nos classificarmos para as finais, independente do sucesso ou fracasso na Taça Guanabara, continuo apreensivo. Um tropeço que seja, um empate nesta reta final e o Flamengo passará na nossa frente e aí restará tão somente a conquista da Taça Guanabara, o que eu considero dificílimo no momento, dado o futebol irregular que estamos jogando momentaneamente, como vimos contra o Vasco e o Figueirense, nossas últimas partidas antes do Corona vírus. Podemos jogar mais?  Claro, o problema é que não estamos fazendo isso de jeito e maneira.  Tudo está sub judice, não sabemos quando voltará o nosso futebol e nem se acordaremos para começar logo um planejamento.

ST

Foto: Getty Images/Reprodução


Compartilhe