OPINIÃO – Unidos somos fortes. Intransponíveis, insuperáveis. E eles sabem disso.

Compartilhe

O torcedor do Fluminense se distingue na multidão pela perenidade do olhar. Pela magia mítica que ilumina um sentimento inexplicável de amor, lealdade e fidalguia – dentre outros tantos. Ser Fluminense é acreditar no inacreditável; é superar o insuperável; é transpor o instransponível. É vencer os absurdos impostos ao longo da história. Ora causado por gestões temerárias, que nos afundou em uma crise violentíssima e periclitante, ora causado pelos nossos “haters” de plantão (só para usar um termo da moda), ora por acasos da vida.

Ser Fluminense é conhecer o céu e o inferno numa mesma vida. É ir de encontro ao fundo do poço, do abismo, ser desacreditado por quase todos e ressurgir-se brilhando qual sol da manhã, ofuscando a visão dos incrédulos e extasiando o mundo. É passar pelo vale da morte e retornar para sagrar-se campeão, reencontrando o vigor, que Lamartine descreveu em nosso hino. É ir a um estádio sem arquibancadas disponíveis e, em pé, na chuva, emocionar-se com um título que para muitos era para se envergonhar. É ser bem mais do que o mesmo, o melhor que o comum.

“Torcer para o Fluminense é uma maneira de você olhar para o seu vizinho e dizer: “sou melhor que ele”, já dizia Nelson Rodrigues. “Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos”, o mesmo Nelson em outra frase épica.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Torcer para o Fluminense é isso. É mais do que se pode explicar. É mais do que ser melhor, se Nelson me permitir acrescer algo na sua célebre frase: é ser CERTO, é estar do lado certo da história sempre, em qualquer tempo, em qualquer época. É distinguir-se pela fidalguia e pela dedicação ao esporte, ao espírito esportivo. É ser embalsamado em “pó de arroz”, combatendo as mentiras proferidas por aí, que teimam em tentar manchar nossas cores. Perda de tempo. Não nos alcançam, não nos atingem. Mas, de certa feita, entristecem por percebermos que o mundo parece ter esquecido que, não fosse o Fluminense, todos estariam remando no Rio de Janeiro até hoje.

Em outro texto, que considero brilhante, Artur da Távola destacava o seguinte:

“Ser Fluminense é gostar de talento, honradez, equilíbrio, limpeza, poesia, trabalho, paz, construção, justiça, criatividade, coragem serena e serenidade decidida…

…Ser Fluminense é unir caráter com decisão, sentimento com ação, razão com justiça, vontade com sonho, percepção com fé, agudeza com profundidade, alegria com ser, fazer com construir, esperar com obter. É ter os olhos limpos, sem despeito, e claro como a esperança….”

Voltamos à Libertadores após oito anos brigando apenas para nos manter na primeira divisão. Anos de sofrimentos, que nos testaram mais uma vez. É a hora da torcida se unir, tal qual em 2009, quando tínhamos apenas 1% de chances de permanência na primeira divisão. Se nos derem 1% de chances de vencer essa Libertadores eu pego. E fecho. Desde que nossa torcida também feche o compromisso de estar ao lado do clube. Do elenco, dos nossos guerreiros.
CONMEBOL DIVULGAÇÃO

Desde que nossa torcida perceba que, por mais que tenha gente querendo nos desunir, nos rotular, gastando força, empenho e energia em matérias pejorativas e assuntos ínfimos, jamais conseguirão nos definir ou nos diminuir. Eles tentam, nós resistimos. Com resiliência. Com o sangue do encarnado. Com amor e com vigor. Unidos somos fortes. Intransponíveis, insuperáveis. E eles sabem disso. Todos sabem disso.

Quando perguntam a um tricolor o que ele é, ele responde: sou Fluminense! Não somos fluminensianos, fluminenseistas ou inos.
Somos Fluminense!
E o Fluminense somos nós!
Um grande final de semana a todos
Washington de Assis
ST

Compartilhe

15 thoughts on “OPINIÃO – Unidos somos fortes. Intransponíveis, insuperáveis. E eles sabem disso.

  • 10/04/2021 em 11:08
    Permalink

    Como assim, assuntos ínfimos?
    O clube não tem transparência alguma, vemos contratações absurdas (não reforça o time, mas pro sub23 toda hora chega jogador), renovações ainda piores, falta de patrocínio, desmandos, ironias à torcida…e ainda pedem união????? Se o torcedor tricolor for realmente o que os textos citados dizem ser, então ele nao vai cair nesse papo e vai contar seriedade, transparência e competência. Maia ação e menos bravatas

    Resposta
    • 10/04/2021 em 11:22
      Permalink

      Luiz,
      Penso que o autor do texto não se refere à essas pautas, como transparência e outras tantas mais sérias.
      abs

      Resposta
  • 10/04/2021 em 11:24
    Permalink

    Que texto!

    Para lavar a alma e encher o peito de orgulho!

    Bom final de semana Washington.

    Obrigado por nos brindar com essa leitura!

    Resposta
  • 10/04/2021 em 11:27
    Permalink

    Brilhante.

    Concordo com quase tudo. Mas precisamos seguir de olho nas contratações

    Precisamos que a diretoria se mexa para reforçar o time.

    Não dá para ficar só pedindo união, sem a contrapartida…

    No mas, mais um texto brilhante, Washington!

    Você tem que escrever com mais frequência. rs

    abs e nom final de semana a todos

    Resposta
  • 10/04/2021 em 11:30
    Permalink

    Emocionante o texto
    Claro que as coisas ainda precisam melhorar muito mas agente consegue ver o clube andar para frente
    vamos junto pela libertadores

    Resposta
  • 10/04/2021 em 11:32
    Permalink

    Ser Fluminense é isso e muito mais.

    É ter que aturar sites que usam o nome do clube, que vivem as custas do clube, só falar mal, com essas matérias pejorativas que você falou

    Nossa torcida precisa aprender a distinguir o que é notícia e o que é política, pois no outro lugar os dois andam de mãos dadas o tempo todo

    Resposta
  • 10/04/2021 em 11:35
    Permalink

    Nossa torcida está tão dividida que tem gente aí que torce pro Miguel Futebol Clube, defendendo o garoto contra o nosso clube.

    Porque será que ele é o único da geração que ainda não renovou? o único que dá problemas? o único que o pai se mete e se diz injustiçado?

    Será que o restante do elenco do sub17 está todo errado e só ele certo?

    Absurdo, na minha opinião, darem essa moral para isso e para ele. Mas como eu disse só mostra quanto nossa torcida está dividida e mal informada

    Resposta
  • 10/04/2021 em 11:38
    Permalink

    Sensacional.
    Como ainda tem gente que dá moral aos que só querem ver o clube se ferrar para estarem certos
    Muito bom o texto
    Pena que a galera ainda não tem essa consciência e leva a sério as matérias de picuinhas que só visa fazer política e diminuir o flu

    Resposta
  • 10/04/2021 em 12:10
    Permalink

    Nosso rival, patrocinado eternamente pela mídia, por vários momentos da história disseram que seus times medíocres eram ótimos times. Penso que parte da torcida do Fluzão, por vezes, não acredita no potencial do próprio clube, o colocando inferior em seu íntimo aos clubes rivais, assim como boa parte da mídia esportiva quer que acreditemos por questões geopolíticas.

    Somos FLUMINENSE! Assim como escrito no texto, nascemos e somos futebol.

    Futebol não é só quem tem mais dinheiro no bolso para contratações. Claro que ajuda, mas um exemplo disto é que passamos pelo patrocínio da Unimed sem ganharmos a libertadores, perdemos para LDU, um time muito menos badalado que o nosso.

    O Santos chegou a final da libertadores com jogadores, em sua maioria, recém promovidos da base.

    Temos sempre que ter em mente que entramos nos jogos sempre para ganhar! Torcida e jogadores (não importa qual seja o jogador) que tenham sempre esta mentalidade, confiança, de que são vencedores, formam um clube campeão.

    Não é papo de torcedor fanático. É simplesmente ACREDITAR SEMPRE!

    Saudações tricolores!

    Resposta
  • 12/04/2021 em 13:19
    Permalink

    Isso e Fluminense; alguns anos atras mesmo na ase de vacas magras, agradeci meu pai (que vivia num reduto vascaino), optou por ser tricolor, e me passou a Heranca!
    Devemos nos unir pois o Rio mudou o Brasil mudou!
    Antigamente nossas equpes eram formadas por tricolores criados no clube mesclados com jogadores trazidos por olheiros ou contratados!
    Hoje temos muitos jovens fanaticos pelo RIVAL que jogam na nossa base e depois com PRAZER NOS SACANEIAM! Gerson, Pedro, Marcos Paulo, Evanilson e similares!
    Nunca vi em uma final alguem urar em bola como RENATO CHAVEZ, furou contra o framengo, aquilo nao foi por acaso!
    Dito isto, chamo a atencao das familias p/ prestarem atencao na nova geracao de tricolores, nao permitindo que se corrompam com as conquistas do rival.
    Unidos manteremos o Fluminense forte! O preco do socio torcedor (mesmo que haja mau uso, a maioria e usado para ormar equipes) e muito pouco em relacao a SATISACAO E ALEGRIA que nosso Clube nos da!
    ST4

    Resposta
  • 27/03/2023 em 06:30
    Permalink

    I don?t even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don’t know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

    Resposta
  • Pingback: non gamstop casinos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *