Pelo Fair Play no futebol

Compartilhe

Tanto quanto ganhar FlaFlu é normal, a proteção aos queridinhos da Gávea também é.

Na semana passada o Flu emitiu uma nota sobre o que aconteceu no último clássico. Fez a mea culpa ao criticar o canto entoado pela torcida (“time de assassinos”), mas também cobrou da imprensa o mesmo nível de reprovação quando o desrespeito vem do lado de lá – nas inúmeras vezes em que somos chamados de “time de viado”. Atenção: quando digo desrespeito, não é direcionado à torcida, mas ao uso pejorativo da orientação sexual em um dos países que mais mata LGBTs no mundo. Não devemos nos sentir ofendidos pelo canto, mas pela forma como pretendem nos ofender.

Em primeiro lugar, não colocarei as duas situações em pé de igualdade no que tange à gravidade. Não porque sou clubista, mas porque, em hipótese alguma, estão. Uma trata-se de uma “brincadeira de mau gosto”, a outra, de homofobia. Dito isso, quando digo que há um peso e duas medidas, não refiro à situação, mas às entidades envolvidas e à reação da imprensa e dos demais.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Em determinado momento da partida, cantamos “time de assassinos”, relembrando a negligência que culminou na tragédia do incêndio. Erramos? Acredito que sim. Não é dessa forma que faremos com que eles paguem as indenizações devidas. Mas por que esse alarde todo? Por que cobramos deles o que a imprensa não cobrou? Por que tocamos num assunto proibido por quem passou pano pra eles esse tempo todo? Enfim, não vim falar deles, mas do absurdo que é a denúncia no TJD/RJ e a insegurança que ela gera.

Vamos lá, a denúncia foi fundamentada no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva:

“Art. 243-G. Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor,
idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).”

Lê mais uma vez.

Leu? Então, como você percebeu, o “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante” está ligado a um dos preconceitos mencionados. Consegue me explicar o porquê de estarmos sendo denunciados baseado nesse dispositivo? Eu não sei. O artigo 5o da Constituição da República diz, em seu inciso XXXIV, que não há crime sem lei anterior que o defina. Ou seja, pra que você seja julgado e punido por uma ação ou omissão, ela deve estar prevista em lei. O que não é o caso. E não deixa escolha senão pensar que, mais uma vez, estão tentando beneficiá-los.

Não acho que vamos ser punidos com a perda dos 3 pontos, mas o mérito sequer deveria ser apreciado, pelo simples fato de não ter havido infração. O que me salta os olhos é que, em casos semelhantes (como já falado aqui), não houve tamanha repressão à torcida rubro negra, ou, no ano passado, quando ouvimos do Vasco e de Felipe Bastos o “time de viado” na final da Taça Guanabara, a repercussão foi baixíssima, não vi ninguém condenando eles com a mesma rigidez que nos condenam – e o jogador pegou somente 3 jogos de punição!

Isso tudo é um absurdo sem tamanho, mas nos dá a brecha para, mais uma vez, reforçarmos a campanha do #timedetodos. Aproveitar que Nenê vestiu a camisa 24 e mostrar que nosso discurso não é frágil como parece. Que, de fato, abraçamos a causa, por todos os LGBTs que deixam de ir ao estádio por não se sentirem seguros e por todos aqueles que sofrem qualquer opressão.

Em tempo, somos time de viado sim. De viados, lésbicas, heterossexuais, brancos, negros e de quem mais amar as nossas cores.

Hoje tem guerra e o Maraca é o único destino.

ST


Compartilhe

9 thoughts on “Pelo Fair Play no futebol

  • 04/02/2020 em 16:01
    Permalink

    Caros tricolores: Fofoca são criadas por invejosos, espalhadas por tolos e aceitas por idiotas.

    Resposta
  • 04/02/2020 em 18:12
    Permalink

    Parabéns pela postagem. Isso nos representa, nós da força e vontade de continuar defendendo o nosso pavilhão. Quanto ao “esgoto”, ficará no lixo da história.
    Abraços e Saudações Tricolores!
    Sérgio Araujo

    Resposta
    • 04/02/2020 em 18:46
      Permalink

      Oportunidade única para nosso jurídico desintegrar a tese acusatoria e colocar mais lenha na Figueira, se somos (FLUMINENSE) passíveis de punição pelos cânticos, nada mais que justa a propositura do banimento dessa pseudo agremiação esportiva de toda e qualquer competição por reiterado e irresponsável descumprimento dos Termos de Ajuste de Conduta e violações diversas do ordenamento jurídico pertinente aos cuidados previstos no ECA, além de alojamento em local aonde na realidade somente deveria existir o tal estacionamento.

      Resposta
  • 04/02/2020 em 18:48
    Permalink

    Só uma correção,nosso país não é a maior nação que mata LGBT e sim o que mais mata pessoas independente do gênero,raça ou religião.Todos estão inclusos,a população brasileira é a que mais sofre com os homícidios,assassinatos e etc.

    Resposta
  • 26/03/2023 em 21:57
    Permalink

    596306 917452I want to start a blog written by a fictitious character commenting on politics, current events, news etc..How?. 473847

    Resposta
  • 10/09/2023 em 21:35
    Permalink

    Absolutely! Conclusion expos‚ portals in the UK can be awesome, but there are numerous resources at to help you find the unexcelled in unison for the sake of you. As I mentioned already, conducting an online search for https://oksol.co.uk/wp-content/pages/reasons-for-kaitlin-monte-s-departure-from-fox-26.html “UK hot item websites” or “British story portals” is a great starting point. Not one purposefulness this hand out you a thorough shopping list of communication websites, but it will also provender you with a better understanding of the coeval news scene in the UK.
    On one occasion you have a file of imminent account portals, it’s powerful to estimate each anyone to choose which richest suits your preferences. As an exempli gratia, BBC Intelligence is known benefit of its objective reporting of report stories, while The Custodian is known quest of its in-depth opinion of partisan and group issues. The Independent is known pro its investigative journalism, while The Times is known in search its affair and investment capital coverage. By entente these differences, you can select the information portal that caters to your interests and provides you with the newsflash you want to read.
    Additionally, it’s significance looking at local news portals with a view explicit regions within the UK. These portals provide coverage of events and dirt stories that are akin to the area, which can be exceptionally helpful if you’re looking to safeguard up with events in your town community. In place of event, shire news portals in London number the Evening Pier and the Londonist, while Manchester Evening Hearsay and Liverpool Repercussion are in demand in the North West.
    Overall, there are numberless statement portals accessible in the UK, and it’s important to do your experimentation to find the joined that suits your needs. By evaluating the different news portals based on their coverage, variety, and article perspective, you can decide the individual that provides you with the most apposite and engrossing info stories. Decorous destiny with your search, and I anticipation this bumf helps you come up with the just right news broadcast portal for you!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *