Prefeitura do Rio nega pedido do Flamengo por público nas finais do Carioca
A Prefeitura do Rio de Janeiro rejeitou, na última sexta (14), a solicitação do Flamengo para ter público nas finais do Campeonato Carioca. Em nota, o Governo motivo aponta a “falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários” como motivo. Sendo assim, o Fla-Flu, tanto o das 21h deste sábado (15) quanto o da próxima semana não vão ter a presença de torcedores no Maracanã.
A ideia de ter pelo menos 30% do publico nas finais do Cariocão partiu do Flamengo, que recebeu apoio da Ferj logo após. O Fluminense, por sua vez, se posicionou contrário a esta possibilidade desde o início.
Mesmo com a Prefeitura vetando a possibilidade ainda na terça-feira, de acordo com o Decreto 48.425, de 13 de Janeiro de 2021, —que proíbe a presença de público em estádios e ginásios desportivos — ainda assim clubes e Federação se reuniram na quarta-feira. O Flu mais uma vez se posicionou contra. Mas o Fla, através do presidente Rodolfo Landim, entregou à Secretaria Municipal de Saúde um protocolo de como o Maracanã poderia receber o público.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
A Pasta, então, afirmou que não haveria tempo para que a primeira partida recebesse publico. O órgão, no entanto, aceitou analisar o documento, abrindo a possibilidade de ter torcedores na partida do próximo sábado (22). Mas, o pedido acabou novamente negado.
Segundo a Prefeitura, apenas nas fases amarela e verde que estão liberados os eventos esportivos com presença de público. E o Rio, até então, ainda está na fase vermelha.

Nota completa da Prefeitura sobre a solicitação do Flamengo para ter público nos estádios
“A presente Nota Técnica, emitida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – S/IVISA-RIO, tem o objetivo de esclarecer que a situação epidemiológica do Município de risco elevado para a transmissão da Covid-19 requer cautela para a liberação de eventos esportivos de grande porte com a presença de público, em razão do potencial impacto causado pelo potencial de aglomeração na entrada e saída e deslocamento de pessoas.
Por esse motivo, o Decreto Rio 48.425, de 2021 suspende a realização de eventos esportivos com a presença de público em estádios e ginásios. Em relação à solicitação do Clube do Flamengo para a Secretaria Municipal de Saúde, considerando a falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos, voltados à realização das partidas finais do campeonato carioca com a presença de público nos dias 15 e 22 de maio de 2021, e considerando também a situação epidemiológica, indeferimos a solicitação”