“Recomposição” e “tomada de decisão”, a semana tricolor – Roger define hoje quem encara o Macaé nesta terça

Compartilhe

Hoje o Flu realiza o último treino antes do jogo que pode selar o seu retorno ao G4 do Carioca 2021. Com 10 pontos, e ocupando a sexta posição, o tricolor quer a vitória sobre o lanterna Macaé para alcançar os 13 pontos e, a depender do resultado do jogo do Madureira, que encara o Flamengo hoje, ter a chance de voltar ao grupo que se classifica para as semifinais do Estadual. E Roger vem trabalhando a recomposição defensiva da defesa, ponto observado pelo treinador que merece mais atenção, além de trabalhar mais na tomada de decisão dos seus homens de frente, duas situações que ficaram muito evidentes nos primeiros jogos do elenco principal.

Em entrevista, o comandante tricolor até admitiu mudar o esquema que vem adotando pois, segundo o próprio, sua equipe sofria contra-ataques mesmo com inferioridade numérica do adversário, o que demonstra um desequilíbrio de seu sistema defensivo. Até mudanças dos próprios jogadores, que apresentem características diferentes, não está descartada para o próximo jogo:

– A gente, ao retomar a bola no ataque não finalizava e sofria contra-ataque, muitas vezes com inferioridade numérica. O que a gente precisa corrigir é buscar esse equilíbrio defensivo na hora que estamos atacando. Ou pela troca de sistema, ou por alteração de característica de alguns jogadores. O que vejo, sobretudo nos momentos mais contundentes, estamos um pouco desprotegidos pelo número de jogadores que colocamos à frente da linha da bola. É esse equilíbrio que precisamos buscar a partir desse momento.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Roger também vem trabalhando essas conclusões de jogadas, com treinamentos de finalizações e correção dos últimos passes das jogadas ofensivas, buscando aumentar o grau de acertos nas “tomadas de decisões”, sobretudo dos mais jovens que compõe o ataque tricolor. O treinador identificou essas questões onde em alguns momentos, as joias optam por uma ação quando na verdade uma outra seria mais adequada para aquele momento do jogo. E esse ponto foi treinado na semana que se passou. O comandante comentou sobre o assunto, também em coletiva:

– Com a mexida, sobretudo de Biel, Kayky e John, que são jogadores mais jovens, levamos para dentro de campo espontaneidade, irreverência e vitalidade, mas também levamos ansiedade da juventude. Por vezes tomam decisões equivocadas. No momento do drible às vezes dá um passe, no momento do passe às vezes chuta, no momento do chute às vezes segura a bola. É importante darmos rodagem a esses jogadores para eles irem identificando esses momentos. O que eu salientei em uma jogada que o Kayky jogou na frente de um zagueiro do Vasco e ainda tentou mais um drible em diagonal foi “finaliza a jogada”, permita que possa haver ao menos um rebote do goleiro e que um jogador, na sequência da jogada possa terminá-la.

O treinador define hoje o time e, mais uma vez, Gabriel Teixeira brigando pela posição que hoje é do Lucca. Wellington está sendo observado na posição de Yago. Com isso, o treinador quer proteger mais a entrada da área e dar mais liberdade para Martineli se aproximar mais da área adversária. A estreia de Samuel Xavier também está sendo estudada. O atleta, que se recuperou de covid-19,  se apresentou e hoje já treina com seus companheiros. No entanto, por ter apresentado sintomas muito fortes e de ter perdido massa muscular, ainda será avaliado se ele irá ou não para o jogo.

Na ala canhota, Roger pretende observar o time titular com Danilo Barcelos e dar mais oportunidade ao Jefté, outra joia tricolor, incorporada no elenco principal/sub 23. Egídio deve ser sacado do time no jogo de amanhã. O provável Flu: Marcos Felipe, Calegari (Samuel Xavier), Nino, Luccas Claro e Egídio (Danilo Barcelos/Jefté); Wellington (Yago), Marineli e Nene; Luiz Henrique, Fred e Lucca (Gabriel Teixeira). O time, no entanto, será definido nesta manhã, quando o time treina pela última vez antes do confronto.

ST


Compartilhe

11 thoughts on ““Recomposição” e “tomada de decisão”, a semana tricolor – Roger define hoje quem encara o Macaé nesta terça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *