Saídas: Clube não efetua compra e Ykaro Barros, Gabriel Majela e Guilherme Brandão deixam o Flu e retornam para suas respectivas equipes

Compartilhe

Por João Eduardo Gurgel

Passamos da metade da temporada de 2021. Enquanto o time profissional tricolor se reforçou com a contratação de Nonato e negocia a contratação de John Arias, as categorias inferiores tricolores começam também a se enxugarem. Com o tricolor fora do Brasileirão Sub-17 e do Brasileirão de Aspirantes (Sub-23), por enquanto, apenas o Sub-20 tem partidas do estadual e campeonato nacional como compromissos.(Carioca Sub-17 começará em agosto).

Dito isso, alguns jogadores deixaram o clube em algumas categorias. Atletas que chamaram a atenção no passado pelo potencial, mas que em 2021, não foram aproveitados.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Ykaro Barros – Meia de 20 anos, estava no Fluminense desde agosto de 2020 vindo do Criciúma para atuar no Brasileirão e Carioca Sub-20. Teve seu contrato estendido no fim de dezembro até o fim de junho, porém, acabou que nessa nova temporada não foi utilizado nem por Eduardo Oliveira (Sub-20) e nem por Aílton Ferraz (Sub-23). Ano passado, suas boas atuações renderam treinos com a equipe principal do Fluminense, tendo boas avaliações internas da então comissão técnica de Odair Hellmann. Essa temporada, no Carioca Sub-20, Ykaro nem sequer foi relacionado para as partidas. E nem no Brasileirão de Aspirantes, pois o jogador também treinava no CT.

Seu valor de mercado esteve avaliado em R$ 26,5 milhões. O Fluminense possuía preferência para adquirir porcentagem dos direitos econômicos do atleta, estipulada em contrato, a cláusula fixa de compra de 50% dos direitos econômicos por apenas R$ 300 mil. O preço acabou sendo acordado entre ambos os clubes pensando na vitrine do clube tricolor e em uma venda futura do atleta de 19 anos. Há alguns atletas na mesma situação de Ykaro (emprestado com opção de compra) e a multa do jovem era uma das maiores dentre estes.

Foto: Mailson Santana/FFC

O vínculo de Ykaro com o Criciúma, inclusive, já foi reativado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Guilherme Brandão – Zagueiro que o Fluminense contratou em agosto de 2020, com status de grande promessa, Guilherme Brandão veio para o clube junto ao Cuiabá para integrar a categoria Sub-17. Ele fez parte do elenco que se sagrou campeão brasileiro ano passado, atuando em alguns jogos.. O Flu tinha direito de exercer a compra de parte dos direitos econômicos, mas isso acabou não acontecendo e ele já retornou para a equipe mato-grossense.

Em 2021, chegou a ficar no banco em quatro oportunidades durante o Carioca Sub-20 mas não ingressou em nenhuma partida.

Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Majela – Gabriel chegou ao Fluminense após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2020 pelo Vila Nova-GO. Por conta da pandemia, ele se reapresentou oficialmente ao clube em agosto do ano passado e disputou partidas do Carioca e do Brasileirão de Aspirantes com a camisa tricolor. No início de fevereiro, teve seu vínculo ampliado até  31/07/2021. Na época, foi um pedido do próprio clube ampliar esse vinculo para que o jogador, tivesse mais minutos para ser melhor observado e com isso, saber se irá ser adquirido em definitivo. O que não aconteceu.

Aos 19 anos, Majela ficou treinando no time Sub-23, comandado por Aílton Ferraz e nem sequer foi relacionado para as partidas da equipe. E por estar treinando no CT Carlos Castilho, não esteve à disposição de Eduardo Oliveira, treinador do Sub-20, sua real categoria. Sem ser utilizado, acabou não sendo comprado pela cúpula de futebol do Flu e retornou o Vila Nova-GO, clube detentor dos seus direitos.

Gabriel em ação na temporada passada – Foto: Mailson Santana/FFC

Outro que também não deverá permanecer em Xerém é o volante Diogo Silva. Aos 19 anos, revelado em Xerém, o volante está emprestado ao Joinville, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e tem contrato até o fim do ano. Ou seja, pode assinar já um pré-contrato com qualquer outra equipe. Em seu currículo, já soma convocações para a seleção brasileira Sub-18.

Foto: Vitor Forcellini / JEC

De acordo com que apurou essa reportagem, é muito pouco provável que seus empresários façam um novo contrato do jogador com o clube. Como falta menos de seis meses para o fim do seu vínculo, a possibilidade do Flu conseguir tentar uma renovação ou até liberá-lo para alguma equipe para quem sabe, manter parte dos direitos do jogador é quase remota. Até também, pela facilidade de quando o atleta está livre, os empresários possuem mais liberdade para definir o futuro do atleta.

ST

João Eduardo Gurgel

 


Compartilhe

29 thoughts on “Saídas: Clube não efetua compra e Ykaro Barros, Gabriel Majela e Guilherme Brandão deixam o Flu e retornam para suas respectivas equipes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *