Scout Saudações: Cristiano, lateral

Compartilhe

Por Rafa Gutierrez

A temporada 2022 se aproxima e o Fluminense segue reforçando seu plantel para disputar as quatro competições que terá pela frente. Conforme informado pela Rádio Mellão na segunda-feira (27/12), o lateral-esquerdo Cristiano, do Sheriff (Moldávia) está a poucos passos de se tornar jogador do Tricolor. A proposta feita pelo Flu foi aceita pelos moldavos e o clube espera o atleta para realizar exames médicos e assinar o contrato. A expectativa é de que a oficialização aconteça nos primeiros dias do novo ano.

Cristiano está a 5 temporadas no Sheriff, da Moldávia (Foto: Lance!)

Início da Carreira

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, o canhoto Cristiano da Silva Leite começou sua carreira profissional atuando pelo Vitória das Tabocas. Cristiano fez sua estreia pela equipe pernambucana no final de 2013 em partida válida pelo Campeonato Pernambucano contra o Chã Grande. O jogador, ainda jovem, se manteve como titular em toda a campanha do Vitória das Tabocas na competição e marcou um gol contra o Pesqueira. Com o término da competição estadual, Cristiano foi emprestado alguns meses depois para o CRB, que disputava o Campeonato Brasileiro Série C.

Pelo clube alagoano, o lateral atuou por cinco meses. Na disputa da terceira divisão do Campeonato Brasileiro, Cristiano foi titular em boa parte da campanha que levou o CRB para as semifinais. Ao todo, foram 11 jogos e um cartão amarelo. Após a competição, foi emprestado para o Murici, também do Alagoas e depois para o Bonsucesso, em sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro. No Campeonato Carioca 2015, Cristiano atuou em 13 partidas, incluindo a derrota de seu clube para o Flu. Nesse mesmo ano, foi novamente emprestado pelo Vitória das Tabocas, dessa vez para o Criciúma.

Na equipe catarinense ao qual atuou em 2015, o jogador disputou o Campeonato Brasileiro Série B e a Copa do Brasil. Dentre as 15 partidas pelo Criciúma, foi titular em 13 e advertido cinco vezes com cartões amarelos. Ao final da temporada e início de 2016, se transferiu de volta para o Rio de Janeiro e passou a atuar pelo Volta Redonda. No “voltaço”, o jogador se firmou e foi peça importante para o clube na conquista do Campeonato Brasileiro Série D. O bom desempenho no ano fez com que a equipe carioca comprasse o jogador em definitivo. No ano seguinte, Cristiano foi um dos destaques do time que chegou nas semifinais da Taça Rio, sendo titular em todos os jogos da equipe na campanha e marcando um gol em empate com o Bangu.

Cristiano atuou pelo Volta Redonda entre 2016 e 2017 – Foto: Pedro Borges/Fair Play Assessoria

Destaque na Moldávia

Após a disputa do Campeonato Carioca 2017, o jogador se transferiu para o Sheriff, da Moldávia por empréstimo e comprado em definitivo no ano seguinte. Em seu primeiro ano no novo clube, Cristiano esteve em campo 17 vezes, marcou um gol e deu nove assistências. Atuando cinco anos pelo clube moldavo, o jogador representou o Sheriff em 151 partidas, dentre as quais, foi titular em 143. Ao todo, o jogador marcou 3 gols, distribuiu 36 assistências e levou 20 cartões amarelos. Na temporada 2021-2022, Cristiano esteve em campo 27 vezes, distribuiu 9 assistências e levou 6 cartões amarelos.

Pelo Sheriff, Cristiano disputou 43 jogos por competições europeias (Qualificatória para Liga Europa + Liga Europa + Qualificatória para Champions League + Champions League) e deu 7 assistências ao todo. Na atual temporada europeia, o jogador contribuiu para o clube moldavo disputar a fase de grupos da Champions League pela primeira vez em sua história. Por fase qualificatória e fase de grupos da competição, Cristiano se destacou dando cinco assistências para seus companheiros. Na fase de grupos, foram três assistências nas seis partidas disputadas. Duas aconteceram na mesma partida, quando o Sheriff bateu o Shakhtar Donetsk por 2×0. O outro passe para gol aconteceu na histórica vitória dos moldavos para cima do Real Madrid no Santiago Bernabéu. Cristiano terminou a fase de grupos empatado com Alexander-Arnold, do Liverpool, João Cancelo, do Manchester City e Angeliño, do RB Leipzig, como os laterais com mais assistências.

Cristiano foi eleito melhor em campo contra o Shakhtar Donetsk pela atual edição da Champions League – Foto: Divulgação

Cristiano atuou na maior parte de sua carreira como lateral-esquerdo, porém já foi testado em outras posição. Além de ser um defensor pela esquerda, entrou em campo algumas vezes como lateral-direito na atual temporada e em outras épocas, avançou para fazer a meia esquerda. No Flu, o jogador terá a concorrência de Pineida, Marlon e Danilo Barcelos na lateral-esquerda, Samuel Xavier e Calegari para a lateral-direita.

O elenco principal do Fluminense tem reapresentação marcada para o dia 10 de janeiro e a expectativa da diretoria Tricolor é de que o lateral esteja com contrato assinado e oficializada até lá. De acordo com o Ge, a proposta feita pelo Flu e aceita pelos moldavos foi de cerca de R$ 7 milhões, que serão pagos de forma parcelada até 2024. Além da negociação com o Sheriff, o Flu também teve de abrir negócio com o Volta Redonda, clube que possui 40% dos direitos econômicos de Cristiano.

ST


Compartilhe