Vamos renascer (d)nas cinzas… Plantar de novo o arvoredo

Compartilhe

Para quem é sambista não precisa explicar. Abro a coluna desta segunda mencionando um dos maiores sambas que Matinho da Vila fez em sua vasta carreira. Na ocasião, a Vila tinha terminado em último lugar, naquele carnaval de 1974 que, por uma imposição absurda, teve que mudar quase tudo às vésperas de entrar na avenida e mudar o desenvolvimento do enredo, passando a fazer uma exaltação à estrada Transamazônica, com um samba – tachado de subversivo – do próprio Martinho. Apesar de não ter caído de divisão (houve uma decisão que nenhuma escola seria rebaixada naquele ano), o astral, lá pelas bandas da Boulevard 28 de setembro, era o pior possível. E para elevar os ânimos, um dos gênios de nossa samba compôs essa letra.

Vamos renascer das cinzas
Plantar de novo o arvoredo
Bom calor nas mãos unidas
Na cabeça um grande enredo
Ala dos Compositores
Mandando o samba no terreiro
Cabrochas sambando
Cuica roncando
Viola e pandeiro
No meio da quadra
Pela madrugada
Um senhor partideiro
Sambar na Avenida de azul e branco
É o nosso papel
Mostrando pro povo
Que o berço do samba é em Vila Isabel
Tão bonita a nossa escola!
E é tão bom cantarolar
La, la, iá, iá, iá, iá, ra iá
La, ra, iá

Pois é. E o que tem isso tem a ver com o Flu? Tudo! Ou nada… Vocês escolhem.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Para Odair a quarta-feira de cinzas é dia de renascimento, dia de mostrar aos tricolores mais desconfiados que ele tem condições de levar o Fluminense para melhores lugares em 2020. Calhou de ser na quarta de cinzas. Calhou de ser um jogo de suma importância para o ano e para sua tranquilidade no Reino do Laranjal.

Muitos tricolores já querem sua cabeça. Outros, no entanto, preferem entender que o treinador está no início do trabalho, que nem chegou a dois meses ainda. Mas, o que parece ser unanimidade, é que todos pensam que o Fluminense tem mais time do que o futebol que vem jogando. As escolhas de Odair, atrelado aos maus resultados – o time ficou pelo caminho nas duas decisões até aqui – tem posto em xeque esse início de trabalho. E no Brasil, quando os resultados começam a não vir… as arquibancadas começam a cobrar.

E parece ser um jogo perfeito para reconquistar a confiança da torcida, muito embora seja cheio de armadilhas. Uma queda precoce, também na Copa do Brasil (“Pé de pato mangalô três veis!”) pode significar ou uma queda precoce do próprio treinador , ou um aumento significativo da pressão em cima dele. Agora, uma vitória, soberana e com bom futebol, pode representar o renascimento da confiança, Justamente nas Cinzas do Carnaval.

Que a quarta de cinzas seja, então, a mais tricolor possível!

ST e um excelente Carnaval!

Washington de Assis


Compartilhe

10 thoughts on “Vamos renascer (d)nas cinzas… Plantar de novo o arvoredo

  • 24/02/2020 em 11:11
    Permalink

    Eu acredito na capacidade do Odair, por isso acho que deve continuar, mesmo com resultados ruins ainda. Vai melhorar!

    Nos meus 63 anos já vi várias filosofias de trabalho de treinadores, e acho que é melhor aquele que chega e define um time titular, ainda que tenha que ir ajustando com o tempo. Essa história de ter que agradar a egos, a empresários, valorizar jogador pra futura negociação e justificar altos investimentos, atrapalha o técnico, que acaba tendo que botar 30 jogadores em campo e não 11.

    Resposta
    • 24/02/2020 em 19:06
      Permalink

      Acho um absurdo, torcedores meterem o pau no trabalho do Odair, q tem sido uma reconstrução do clube, compreendo questões como Matheus Ferraz e Hudson, que eu TB os quero como titulares, mas a vdd pessoal e q até o ano passado não tínhamos elenco, éramos uma espécie de time de emprestados, onde quem se destacava dava tchau, vamos pensar, TDS q jogaram um pouquinho melhor ano passado, foram embora, CH, Allan, Daniel, enfim ficamos praticamente c qm foi mediano ou ruim, embora acredite no futebol de Gilberto q na minha opinião esse ano teve partidas medianas, c alguns bons lapsos, pensa aí como foi sua temporada passada e Digao q ano passado teve uma péssima fase noretorno da lesão, mas q na reta final foi importante p permanência na série A, então como achar q estaríamos c um ótimo futebol a essa etapa, lembrando q a primeira partida q fizemos contra o lá callera nossos dois atacantes, só puderam jogar menos de um tempo, então vamos respirar e ver a continuidade do trabalho…

      Resposta
  • 24/02/2020 em 11:31
    Permalink

    Continuo confiante no trabalho do Odair, não vamos chegar a lugar algum mudando de técnico a casa 2 ou 3 meses… agora ele tem que arrumar um lugar para o jovem Miguel nesse time, o garoto já mostrou que tem capacidade de estar entre os 11 .
    STsempre

    Resposta
  • 24/02/2020 em 16:33
    Permalink

    Pelas informações até agora, esse treinador incompetente, covarde, conservador vai manter o meio com Henrique, Yuri e Nenê – jogadores lentos, sem dinâmica, maus marcadores, sem criatividade, que tornam o time 100% PREVISÍVEL.
    Nós temos Miguel, habilidoso, rápido, inteligente e que, apesar de alguma imaturidade, mostrou que, como meia, está anos luz a frente dos meias escalados.
    Idem para o discriminado Dodi, que quando teve oportunidade real mostrou que é um excelente volante, que sabe sair para o jogo verticalmente e abrir espaços, além de ótimo marcador.
    Mas o treinador, covardemente, prefere atletas com “nome” que só sabem atrasar a bola e dar passes laterais. A saída de bola e transição tem sido o grande problema desse time a muito tempo, além da frágil marcação.
    A responsabilidade pela eliminação da Copa Sulamericana foi unicamente do treinador, e como não não há nele capacidade de autocrítica e reação, acho que deve ser demitido.

    Resposta
    • 24/02/2020 em 19:09
      Permalink

      Precisamos ser verdadeiro e não passar pano em ninguém o elenco é fraco não tem jogadores com sangue e capaz de assumir um comando na equipe. Os de nomes não estão produzindo e ganham mais que os suam a camisa e são preteridos.
      O técnico é fraco não tem bagagem, assumiu o Inter na série B com o time montado um elenco que tinha obrigação moral de voltar para série A.
      Não mostrou para que veio, medroso tecnicamente joga fechado para não tomar gol sem esquema ofensivo e o que é pior tem medo dos medalhões que não estão jogando nada.
      Será que não vê nosso rival jogando.
      Mesmo não tendo jogadores bons etnicamente precisa de velocidade e rapidez para chegar no gol adversário. Se for para ser amiguinho deixa o Marcão como técnico.

      Resposta
    • 25/02/2020 em 13:56
      Permalink

      Concordo!
      E além do mais técnico que nem sabe escalar a defesa vai ser sempre pura perda de tempo!
      Pede pra sair Odair!!!

      Resposta
  • 24/02/2020 em 20:11
    Permalink

    E vdd Miguel sim, a propósito ele até estava em campo na primeira partida contra o la callera, foi ele qm perdeu um gol q ligo em seguida Evanilson fez, além de ser qm estava marcação do homem q fez o gol com um chute, sem nenhuma pressão, e vdd

    Resposta
  • 26/03/2023 em 18:48
    Permalink

    Thanks for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do some research about this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more clear from this post. I’m very glad to see such excellent information being shared freely out there.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *