Análise Tática: Flu não começa bem, mas cresce após a entrada de Cazares e empata com River

Compartilhe

O passe de três dedos de Cazares para Fred garantiu o empate em 1 a 1 do Flu com o River Plate pela estreia na Libertadores 2021. O equatoriano — que entrou na vaga de Nenê no segundo tempo —, aliás, terminou como o melhor em campo, eleito pelo Conmebol. Além da assistência, o camisa 18 ainda participou em mais dois momentos em que o Tricolor poderia ter virado a partida.

Diante do River Plate, o Fluminense já começou surpreendendo. Mas, justamente por não fazer mudanças na escalação. Depois de testar a formação com três volantes — Martinelli, Yago Felipe e Wellington — no clássico contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca, Roger Machado optou por entrar com Luiz Henrique e Kayky. Defensivamente, os jovens ficaram responsáveis sobretudo por fechar os lados na segunda linha do esquema 4-4-2 e por puxar os contra-ataques. Enquanto os experientes Fred e Nenê ficavam mais a frente.

A marcação compacta e as linhas baixas evitaram que os Milionários envolvessem a defesa tricolor. De acordo com dados do SofaScore, foram 16 interceptações e 10 cortes só na primeira etapa. Destaque para o lateral-esquerdo Egídio, que venceu 11 dos 13 duelos que disputou ao longo da partida. Por outro lado, os argentinos recuperavam muito rápido a bola, ajudados pelos 45 passes e 15 lançamentos errados por parte do Flu na primeira etapa.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Lance que resultou no pênalti para o River Plate
Com a dobra de marcação, o Fluminense recuperou a bola, mas Yago errou o passe. O River então lançou Borré, que acabou derrubado na por Marcos Felipe na área. De pênalti, os Milionários abriram o placar (Framme: Reprodução/Conmebol Libertadores)

Depois do gol, o entrosamento do River prevaleceu. Os argentinos terminaram com 65% de posse de bola, mas finalizando pouco — apenas três contra oito do Fluminense, que teve a melhor chance na cabeçada de Luccas Claro defendida por Armani.

Flu cresce no segundo tempo com a entrada de Cazares e empata com o River

O Fluminense voltou para o segundo tempo sem alterações. E a partida seguiu a mesma toada com o River tendo mais tempo de posse de bola. Logo no início da etapa complementar, Marcos Felipe se recuperou do pênalti e salvou uma oportunidade cara-a-cara com o artilheiro Borré.

Mas, aos 13 minutos, o técnico Roger Machado fez a alteração que mudou o curso do jogo. Mesmo com o Cazares — que entrou na vaga de Nenê —, o Flu continuou a ter menos posse (terminou a etapa final com 31 a 69% do River). No entanto, o Tricolor passou a ter um melhor aproveitamento com a bola nos pés.

Embora ainda pareça estar sem ritmo, o equatoriano participou das principais ações ofensivas. Sete minutos depois, no contra-ataque, o camisa 18 mostrou entrosamento com Fred e deu assistência para o artilheiro balançar as redes pela 19ª vez em Copas Libertadores, se tornando o quinto brasileiro com mais gols no Torneio Continental — atrás apenas de Luizão, Palhinha, Célio Taveira e Jairzinho, respectivamente. Além disso, o ídolo e capitão está a um gol de se igualar a Orlando Pingo-de-Ouro como segundo maior artilheiro da história do Fluminense.

Atuando da esquerda para o meio, Cazares ainda contribuiria com um lançamento em profundidade para Lucca — que entrou na vaga de Luiz Henrique para oxigenar o time — e, por pouco, não marcou o gol da virada em um outra jogada de contra-ataque.

Cazares obrigou Armani a fazer uma defesaça no que poderia ser a virada do Flu sobre o River
A finalização de Cazares no detalhe (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

Em 32 minutos em campo, o novo camisa 18 deu 23 toques na bola, acertando 79% dos passes, além de três passes chaves e dois lançamentos dos três que tentou.

Próximos jogos

Com os empates entre Fluminense e River Plate no Maracanã e entre Junior Barranquilla e Santa Fé na Colômbia, o Grupo D da Libertadores permanece com todas as equipes igualadas com um ponto cada. O Tricolor volta a campo pela Libertadores na próxima quarta-feira (28), diante do Independiente Santa Fé no Metropolitano de Techo. Mas, antes, o clube, já classificado para as semifinais do Carioca, ainda tem um compromisso diante do Madureira


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

6 thoughts on “Análise Tática: Flu não começa bem, mas cresce após a entrada de Cazares e empata com River

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *