Confira o protocolo médico da CBF

Compartilhe

A crise do coronavírus alterou toda a estrutura mundial, e o futebol não ficou longe disso. Com a quarentena, as pessoas estão tendo que se adaptar a uma nova realidade. E a Confederação Brasileira de Futebol montou um protocolo médico para atuar durante a pandemia. Ainda que não haja uma data para a volta, a CBF se precaveu e criou um roteiro a ser utilizado. Ele foi coordenado por Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos da CBF, e auxiliado por médicos dos clubes e Sergio Wey, que é infectologista.

Os médicos consultaram como está sendo feito o trabalho em outros países, pegando exemplos de outros países como Espanha, Alemanha e Japão. O protocolo ainda depende de aprovação na CBF antes de ser replicado aos clubes no país. Pagura falou, na semana passada, sobre suas pretensões:

“Queremos algo mínimo para todos os clubes do Brasil, independentemente do poderio econômico de cada um.”

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O protocolo:

  • Existe a possibilidade de compra de testes para o coronavírus, mas não há definição de quem custeia isso. O Flamengo já se preveniu e adquiriu 600 testes. Cada aparelho custa entre R$150 e 250 reais.
  • Medição de temperatura à curta distância – sem encostar nos atletas.
  • Treinos separados com campo dividido
  • Orientações por videochamada
  • Cozinhas e Rouparias fechadas nos CT’s
  • Vestiários fechados ou boxes exclusivos para os atletas
  • Jogadores já devem ir vestidos com as roupas que irão usar nos treinos
  • Higienização de locais utilizados – banheiros por exemplo.
  • Garrafas individuais para os jogadores se hidratarem

Ainda há outro ponto citado, que são os jogadores que voltam de lesão. As sessões de fisioterapia contarão com máscaras e luvas apropriadas, sem contato físico e conversa. Um médico ficará responsável por um grupo, outro médico por outro grupo, e por aí vai. Isso diminui as chances de contágio, além de facilitar uma possível quarentena em caso de contaminação. Depois de feitos os tratamentos, os locais serão higienizados.

Fonte: Globoesporte.com

ST!

 


Compartilhe

3 thoughts on “Confira o protocolo médico da CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *