Reconhecimento do Mundial vem aí – Documento reconhece título do Palmeiras em 1951

Compartilhe

A FIFA, em reunião realizada em São Paulo no ano de 2014,  reconheceu a Copa Rio de 1951 como primeira competição mundial de clubes. Participaram do encontro Joseph Blatter, presidente à época da FIFA, Julio Grondona, então vice-presidente, e Marco Polo del Nero, era quem comandava a CBF, Michel Platini, que presidia a UEFA, entre outros diversos cartolas que acompanhavam a Copa do Mundo aqui no Brasil.

Com o reconhecimento do título para os paulistas, torna-se indiscutível o fato de que o Fluzão é campeão Mundial. Time de Guerreiros participou da segunda, e última edição do torneio, que ocorreu em 1952 – a Copa Rio deveria ser realizada bienalmente, mas sua segunda edição foi antecipada para o ano de 1952 como forma de comemoração dos 50 anos do Fluminense.

A equipe tricolor estreou na competição com empate na partida contra o Sporting-POR, campeão português da temporada 1951/52. Os primeiros dois pontos – à época uma vitória valia 2 e não 3 pontos – veio após a vitória sobre o Grasshoppers-SUI. Fluzão terminou a sua participação no Grupo do Rio de Janeiro vencendo o Peñarol-URU por 3-0. A semifinal ocorreu em dois jogos contra o Austria Viena-AUT e o Fluzão venceu a primeira por 1-0 e goleou por 5-2 na segunda.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

A final foi contra o Corinthians em dois jogos no Maraca, que testemunharia o título Mundial e futuramente a Barrigada. A primeira partida foi disputada no dia 30/07/1952 e o Time das Laranjeiras venceu por 2-0. No dia 02/08/1952, com o empate por 2-2, o Flu se tornava Campeão Mundial. Marinho e Orlando Pingo de Ouro, ambos jogadores do Fluzão, foram os artilheiros da competição com 5 gols, cada.

O time tricolor que jogou as partidas finais foram: Castilho; Píndaro, Pinheiro (Nestor), Jair, Edson, Bigode, Telê (Robson), Didi, Marinho, Orlando Pingo de Ouro e Quincas. Técnico: Zezé Moreira.

ST

Fonte: ESPN e Blog do Ohata, por Eduardo Ohata

 

 

Foto : (Divulgação / STpontocom)

Compartilhe

4 thoughts on “Reconhecimento do Mundial vem aí – Documento reconhece título do Palmeiras em 1951

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *