Segundo maior artilheiro do Fluminense, Orlando Pingo de Ouro faria 97 anos nesta sexta-feira

Compartilhe

Ídolo soma 184 gols em 310 jogos pelo Tricolor

Nesta sexta-feira, Orlando Pingo de Ouro faria 97 anos. Segundo maior artilheiro do Fluminense, ele marcou 184 vezes em 310 jogos com a camisa verde, branca e grená. Na lista de principais goleadores do Tricolor, só fica atrás de Waldo, que soma 319 gols. Na sua cola, porém, há Fred, com 174.

Apelidado de “Pingo de Ouro” por causa da baixa estatura, de cerca de 1,65m, e do faro de gol, o recifense jogou pelo Flu entre 1945 e 1953. Seu perfil era marcado pela habilidade, inteligência e facilidade em se deslocar rapidamente pelo campo. Além disso, tinha como trunfo a versatilidade: desempenhava as funções de meia-direita e meia-esquerda.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Após deixar o Náutico, equipe que o revelou, o jogador chegou às Laranjeiras cercado de incertezas, devido a uma lesão no joelho. Recuperado, o craque balançou a rede pela primeira vez logo na sua estreia pelo clube.

Xodó dos tricolores, Orlando coleciona importantes conquistas pelo Fluminense, como o Mundial de 1952 (Copa Rio), o Torneio Municipal de 1948 e, ainda, as edições de 1946 e 1951 do Campeonato Carioca.

Decisivo, o ídolo, de bicicleta, garantiu o título do Torneio Municipal de 1948 sobre o Vasco, na época do Expresso da Vitória. Em 12 de agosto de 1950, anotou o primeiro gol do Tricolor na “Era Maracanã”, diante do Olaria, pelo Carioca. No primeiro duelo da final do Mundial de 1952, abriu caminho para o triunfo por 2 a 0 em cima do Corinthians.

Também na Seleção, o artilheiro conseguiu uma passagem bem-sucedida, conquistando o Sul-Americano de 1949.

Orlando Pingo de Ouro morreu no Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto de 2004, aos 81 anos, vítima de insuficiência respiratória.

Textos: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória – Arquivo


Compartilhe

3 thoughts on “Segundo maior artilheiro do Fluminense, Orlando Pingo de Ouro faria 97 anos nesta sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *