TAPA NA RODADA – O melhor dos mundos para o Flu – jogo a jogo

Compartilhe

A última rodada do turno acontece agora, nesse próximo final de semana e pode ser favorável ao nosso tricolor, claro, desde que façamos a nossa parte e vençamos o Corinthians nesse domingo, em Brasília. E o time deles, por decidir a Sula na semana seguinte, pode pintar com muitos reservas no jogo. Carlos Augusto e Bruno Méndez serão titulares, numa clara indicação de time alternativo para o duelo. Danilo Avelar sentiu dores musculares e também fica de fora, assim como Manuel. Eles ainda tem mais dois treinos pela frente, antes do embarque para Brasília. Até lá, Carille vai definir o time, que tende a ser misto ou reservas.

Demos um “Tapa na Rodada” abaixo, analisando os jogos que interessam diretamente ao Flu:

SÁBADO, ARENA PALMEIRAS, 19:00
     X     
E sábado já rola  primeiro duelo que nos interessa diretamente. O Cruzeiro ( 16°, com 18 pontos) vai enfrentar o Palmeiras (3° , com 36 pontos) em São Paulo. Passando por uma crise dentro e fora dos gramados, os mineiros afastaram jogadores importantes, vivenciaram protestos da torcida e ainda convivem com salários e outras obrigações atrasadas. Por outro lado, após a saída de Felipão, os paulistas mostram poder de reação e querem recuperar o espaço perdido na tabela. Vitória do Palmeiras é o nosso melhor cenário. Inclusive porque com uma vitória nossa, ultrapassaremos os mineiros e damos adeus ao Z4.
SÁBADO, ARENA CONDÁ, 19:00
     X     
Outro duelo que envolve a parte baixa da tabela. A Chapecoense (19°, com 14 pontos) recebe o Vasco (15°, com 20 pontos) precisando vencer para tentar reagir na tabela. O jogo que o interessante seria ninguém pontuar, mas como é impossível, penso que um empate seja o mais interessante. Não deixa os vascaínos de afastarem, ficando com 21 pontos e dentro da nossa alça de mira para a próxima rodada, e ao mesmo tempo não deixa os catarinenses subirem. Os dois times vêm com o que tem de melhor para o jogo. O Vasco tem os retornos de Talles Magno e Richard, que devem ir para o jogo. Já a Chape promete mudanças no esquema. Do 4-5-1 o time de verde deve vir com um 4-4-2, Elicarlos e Renato voltam ao time, mas Gum e Márcio Araújo estão fora por suspensão.
SÁBADO, CASTELÃO, 21:00H
     X     
Fechando a rodada de sábado, mais um jogo que pode mexer na parte baixa da tabela. O Ceará (12°, com 21 pontos), que vem em queda na tabela, recebe o Botafogo (10°, com 26 pontos), que apesar do elenco limitado e um treinador estreante, vem fazendo campanha regular e se afastando da zona de perigo. Rivalidade à parte, vitória do Botafogo seria o melhor resultado, pois seguraria os cearenses por ali. O time do nordeste não vence há quatro rodadas, mas foi buscar um valente empate, contra o Corinthians em SP, quando estava perdendo por 2 x 0. O time não tem problemas para o jogo. Já pelo lado botafoguense, apesar de todos os protestos dos jogadores pelos salários atrasados – eles não concederam entrevistas no local, com a exposição dos patrocinadores como forma de protesto – o time venceu seu último compromisso, em cima do Atlético-MG, no Engenhão. Barroca não tem problemas para montar o time.
DOMINGO, ARENA DA BAIXADA,  11:00H
     X     
Mais preocupado com o título da Copa do Brasil do que com o Campeonato Brasileiro no momento, o CAP (9°, com 26 pontos) vai mandar seus reservas a campo para enfrentar o Avaí (Lanterna, com 10 pontos). Thiago Nunes já usou seus suplentes em outras 6 oportunidades – vitória sobre o CSA, dois empates, Chapecoense e Santos, e três derrotas, Corinthians, Flamengo e Botafogo. Ainda assim são favoritos para o jogo, e para nós o melhor resultado seria a vitória dos paranaenses mesmo. Pelo lado catarinense, além do desespero, uma notícia ruim: Daniel Amorim, atacante, lesionou o joelho e vai ter que passar por uma cirurgia. Betão, no entanto, recuperou-se de uma lesão e deve voltar ao time.
DOMINGO, ARENA DO GRÊMIO, 16:00h
     X     
Mais um jogo que mexe lá embaixo, e mais uma vez o Grêmio (11°, com 25 pontos) pode se dedicar somente ao Campeonato Brasileiro – as semifinais da Libertadores serão mais adiante. E para o jogo contra o Goiás (14°, com 21 pontos), Renato já não poderá contar com Geromel e Leonardo, machucados. Apesar da tendência de escalar os titulares, Renato orientou uma atividade tática com os reservas também. Para nós, uma vitória do Grêmio é o ideal. Pelo lado verde do confronto, o Goiás deve ir com força máxima para o jogo, por mais que tenha conseguido avançar às semifinais da Copa Verde (competição que dá ao campeão uma vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil). O time esmeraldino, que vem de duas derrotas quer se reabilitar no Brasileiro.
DOMINGO, FONTE NOVA, 16:00
     X     
Mais um adversário direto lá por baixo. Enquanto o Bahia (7°, com 30 pontos) do competentíssimo técnico Roger, se preocupa muito mais com G6 do que com a parte de baixo da tabela, o time do Fortaleza (13°, com 21 pontos) vem de uma derrota em casa, para o Flu, e quer pontuar para sair lá de baixo. Melhor resultado seria uma vitória dos baianos. Roger treina sempre dois sistemas, que se mostram funcionais. O treinador ainda não deu pistas se vai com um meia de ofício, como na vitória sobre o CSA, ou com três volantes, como na vitória sobre o Vasco. Arthur, que voltou da seleção olímpica com dores, segue sendo a dúvida. Já o Fortaleza, do técnico Zé Ricardo, treinou com mudança na tarde desta quinta-feira (12) e o treinador deve armar seu time no 4-4-2 para o jogo.
DOMINGO, MORUMBI, 19:00H
     X     
Outro jogo que nos interessa. E a vitória do São Paulo (5°, com 31 pontos) será o melhor cenário. O CSA (18°, com 15 pontos) ficaria por lá e, com nossa vitória, abriríamos uma vantagem mínima deles. Os paulistas, que vem de uma derrota para o Inter, jogando fora, não querem se distanciar da parte alta da tabela, única chance de classificação para a Libertadores – principal objetivo por lá – além de ainda sonharem com o titulo nacional. Cuca vai com o que tiver de melhor. Já o CSA, que vem de um triunfo em casa, quer embalar no campeonato e não tem desfalques para o jogo.
A rodada tem muitos jogos difíceis para nossos adversários diretos na parte baixa da tabela. Tudo acontecendo, da melhor forma para o Flu – o que não seria nada fora do comum, ou difícil de ocorrer – sairíamos da zona de rebaixamento e chegaríamos em Goiás com chances de ultrapassar os donos da casa, em caso de mais uma vitória, reafirmando assim nossa reação. Mas, para começo de conversa, precisamos vencer no domingo.
ST

Compartilhe

10 thoughts on “TAPA NA RODADA – O melhor dos mundos para o Flu – jogo a jogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *